Autor(es):
Reis, Ana Eliete Borges Chitas
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8211
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Auxiliares de cálculo; Tecnologias; Ensino da matemática; Programas curriculares; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011 Esta dissertação foi concebida com o objectivo de obter o grau de Mestre em Matemática para Professores, pela Universidade de Lisboa. Através deste estudo pretende-se fazer uma análise transversal do uso dos auxiliares de cálculo nos programas curriculares para o ensino da Matemática desde a implantação da República até à actualidade. Começando por descrever, ainda que sumariamente, os recursos materiais usados ao longo da História para apoio nos cálculos matemáticos, analisa-se a presença e evolução de materiais manipuláveis e tecnologias no ensino da matemática, desde 1910 até à data, tendo em atenção a forma e a razão do seu uso. Apresentam-se alguns apontamentos ilustrativos dos maiores ou menores benefícios destes recursos, tendo em conta o contexto de utilização e os problemas gerados por um uso indevido. Analisam-se também vários exemplos ilustrativos de situações dúbias, que suscitam um contraponto entre o método “antigo” e o método “moderno” (com recurso à calculadora/computador), situações estas que se apresentam como falhas da máquina mas que podem e devem ser tratadas de modo a permitir despertar nos alunos o seu espírito crítico. This Dissertation was written in order to obtain the Master Degree in Mathematics for Teachers by the University of Lisbon. This essay aims to perform a transversal analysis of the use of calculation aids in curricular programs for the teaching of Mathematics from the inception of the Republic through to present day. Starting by describing, albeit summarily, the material resources utilized throughout History to aid in mathematical calculations, the presence and evolution of “hands on” materials and technologies in the teaching of Mathematics is analyzed, from 1910 to this date, taking into account its form and raison d´être. Some highlights are presented showing the greater, and lesser, benefits of these resources, bearing in mind the usage context and the misusage generated problems. Several instances of dubious situations are also analyzed, raising a counterpoint between the “old” method and the “modern” method (with recourse to the use of a calculator/computer), said situations presented as machine failures but that can and should be treated in such a way to allow the birth of critical thought in students.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Nápoles, Susana Metelo de, 1949-