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Comportamento do lobo ibérico em cativeiro: impacto dos visitantes e educação a...

Autor(es): Fonseca, Ana Margarida de Azevedo Coutinho Simeão da, 1988- cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8195

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Lobo; Comportamento animal; Cativeiro; Educação ambiental; Teses de mestrado - 2013


Descrição
Tese de mestrado. Biologia (Biologia da Conservação). Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2013 O ser humano começou a interessar-se pela observação e compreensão do comportamento animal seja para se alimentar e defender ou como tentativa de compreender o seu próprio comportamento. O estudo do comportamento animal tem sido relevante na procura da melhoria das condições em que os animais se encontram em cativeiro. No caso do lobo ibérico, Canis lupus signatus (Cabrera, 1907), são poucos os estudos realizados versando esta temática. O presente estudo visa compreender até que ponto a presença de visitantes no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico pode afectar o comportamento dos lobos e perceber a atitude dos visitantes face à existência e às medidas de conservação desta espécie, antes e após a visita guiada. Na primeira tarefa foram aplicados testes estatísticos no sentido de comparar o comportamento dos lobos na presença e na ausência de visitantes, assim como tentar perceber se o mesmo é condicionado por alguma variável ecológica (fase do dia, disponibilidade de alimento e temperatura) ou variável intrínseca à visita (número de visitantes ou o seu género). Constatou-se que a presença dos visitantes tem algum impacto no comportamento dos lobos mas não é suficientemente significativo para prejudicar o bem-estar destes animais, causando menos de 10% da variação dos seus comportamentos. Na segunda tarefa pretendeu-se avaliar a aprendizagem resultante da visita guiada, bem como a percepção dos visitantes sobre a importância em conservar uma espécie predadora, como o lobo. Os visitantes foram considerados por classes etárias para perceber se havia diferenças entre grupos. Verificou-se que, de um modo geral, as pessoas aprenderam com a visita e ficaram com melhor opinião sobre o lobo após a mesma. Em relação às classes etárias, obtiveram-se diferenças significativas. Para perceber a causa destas diferenças realizou-se um teste de comparações múltiplas. The human being started to become interested in the observation and understanding of animal behaviour, either in order to get food and defend themselves either attempting to understand human behaviour itself. Studying animal behaviour has been very important for species living in captivity. In the case of the Iberian wolf, Canis lupus signatus (Cabrera, 1907), there are few studies on its behaviour while living in captivity. This study aims to understand to what extent the human presence may affect wolves behaviour and to get to know the visitors attitude regarding the existence and conservation of the Iberian wolf, before and after the guided visit. Regarding the first task statistic tests were applied in order to compare the wolves behaviour in the presence and absence of visitors, as well as trying to understand whether this behaviour is conditioned by one of the ecological variables (period of the day, food availability and temperature) or any variable related to the visit (number or gender of visitors). It was verified that the presence of the visitors has some impact on the wolves behaviour but it is not sufficiently significative to harm the animals welfare, originating less than 10% of their behaviour variation. Regarding the second task it was intended to evaluate the learning of the visitors during a guided visit, as well as their perception on the importance of conserving a predator species like the wolf. The visitors were considered by age groups (adults, youngsters and children) with the objective of understanding if there were differences among groups. It was verified that people generally learnt with the visit and improved their opinion about the wolf after the visit. Regarding the age groups there were significative differences. In order to understand the cause of those differences, a test of multiple comparison was carried out.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Fonseca, Francisco Petrucci, 1953-; Oom, Maria do Mar Jácome Félix, 1956-
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