Autor(es):
Agostinho, Ana Lúcia Correia
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8192
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Leitura oral; Aprendizagem da leitura; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 A fluência na leitura oral constitui uma componente crítica da leitura proficiente, uma vez que contribui para a compreensão. Até ao 3.º ano, todos os alunos devem desenvolver competências de fluência, para que depois possam utilizar a leitura como ferramenta de aprendizagem. Torna-se, assim, imperativo identificar os alunos que apresentam dificuldades na leitura, de modo a adequar a resposta educativa às suas necessidades, prevenindo o desenvolvimento de futuras dificuldades e atitudes negativas face à leitura.
O presente estudo envolve a conceção, implementação e avaliação de um programa de intervenção desenhado para promover a fluência na leitura de alunos do 2.º ano "em risco" de dificuldades na leitura, o programa "Leitores do Futuro". Este combina procedimentos de leitura assistida, para apoiar o desenvolvimento da fluência, e procedimentos de vídeo self-modeling (VSM), que permitem que estes alunos se observem a ler textos desafiantes com sucesso.
Após a observação de uma turma de alunos do 2.º ano de um colégio privado na zona da Grande Lisboa (N= 25), identificaram-se três alunos em risco de dificuldade na leitura, que foram selecionados para participar no programa. Implementou-se um design de baselines múltiplas com cruzamento de participantes para estudar o efeito da intervenção na fluência na leitura.
Os resultados indicam progressos significativos da fluência na leitura em todos os alunos. Durante a fase de VSM e leitura assistida, dois alunos evidenciaram um efeito de aceleração da evolução, por comparação com as fases de leitura assistida apenas. Para dois participantes o progresso registado ao longo do programa resultou numa redução da sua discrepância em relação à média da turma. Após o programa, os ganhos mantiveram-se a curto (1-2 semanas) e longo (3 meses) prazo, bem como foram transferidos para a sala de aula. Estes resultados são suportados pelos relatos de validade social dos participantes, pais e professora. Oral reading fluency is a critical component of overall reading proficiency, once it contributes to reading comprehension. Until the 3rd grade, all students should develop their fluency skills, thus they can utilize reading as a learning tool. Therefore, it is imperative to identify the students who are struggling to read, in order to adequate the educational response to their needs, preventing the development of future difficulties and of negative attitudes towards reading.
The present study comprises the conception, implementation and evaluation of an intervention program designed to promote oral reading fluency at 2nd grade "at risk" students, the "Leitores do Futuro" ("Future's Readers") program. This program combines assisted reading procedures, to support reading fluency development, and video self-modeling (VSM) procedures, that allow these students to view themselves to succeed in oral reading of challenging materials.
Following to observe the oral reading fluency of a 2nd grade class from a private school located in Lisbon (N= 25), three students were identified as being at risk of reading difficulties and selected to participate in the program. A multiple-baseline-across-participants design were implemented to study the effect of the intervention on oral reading fluency of the three participants.
Overall, the results indicate that reading fluency improved significantly for all students. During the condition of VSM plus assisted reading, two students displayed an effect of acceleration of improvement rate, comparing with assisted reading alone condition. For two participants, the progress made during intervention results in a reduction of the discrepancy between their performance and the fluency mean level of their class. After the program, gains maintained in a short (1-2 weeks) and long (3 months) term, as well as transferred to classroom environment. These results were supported by participants, parents and teacher's reports of social validity.