Document details

Mediação escolar e relação escola-família

Author(s): Aguilar, Catarina Paulo Martinho, 1988- cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8191

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Mediação escolar; Relação escola-família; Teses de mestrado - 2012


Description
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O presente trabalho, enquadra-se na modalidade de estágio curricular, realizado na Escola Básica de Telheiras, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área da Educação Intercultural. A área de intervenção em que esta modalidade de trabalho se insere é a Mediação em contexto escolar. E teve como principal objectivo a criação e desenvolvimento de um Gabinete de Mediação Escolar para combater os conflitos na escola. Através das entrevistas1 realizadas como diagnóstico de necessidades para a criação do Gabinete, também se constatou a necessidade de melhor as relações entre a escola e a família, então criei um subprojecto que pretendia mediar a relação escola-família com o objectivo de levar os encarregados de educação a participar mais da vida escolar dos alunos. Durante o estágio, participei também em dois projectos e várias actividades da escola. A minha participação nos projectos e outras actividades baseava-se, essencialmente, no apoio e dinamização das actividades realizadas. A realização deste estágio permitiu-me consolidar aprendizagens não só na área de intervenção em que estava a actuar, mas também na generalidade do contexto escolar. This work into the kind of curricular, in São Vicente – Telheiras Basic School, for the Degree of Master of Science in Education in the area of Intercultural Education. The intervention area where this type of work fits is Mediation in schools context. And had as main objective the creation and development of an Office of School Mediation to tackle conflicts at school. Through interviews and needs assessment for the creation of the office, also noted the need for better relations between school and home, so I created a subproject intended to mediate school-family relationship with the aim of bringing the guardians to participate more in school life of students. During the internship, I also participated in two projects and multiple school activities. My participation in projects and other activities was based primarily on support and promotion of activities. The realization of this internship allowed me to consolidate learning not only in the area of intervention that was acting, but also in the wider school context.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Caetano, Ana Paula, 1962-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU