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Utilização das TIC pelos professores de uma escola do ensino básico e secundário

Autor(es): Piedade, João Manuel Nunes cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8172

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): As TIC e a Educação; Auto-eficácia dos professores no uso das TIC; Formação de professores; Índices de utilização das TIC; Plano tecnológico da educação; Teses de mestrado - 2010


Descrição
Tese de mestrado, Tecnologias e metodologias em e-learning, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Instituto de Educação, 2010 O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), provocou algumas alterações, no modo como pensamos a educação, nomeadamente, a educação na Sociedade do Conhecimento, bem como, nas formas métodos e nos espaços de aprendizagem. Hoje em dia não só a escola se assume como espaço de aprendizagem, a residência, o local de trabalho, o espaço social assumem um papel importante na aprendizagem. As TIC entraram na escola e por lá vão continuar, esta é uma realidade que não podemos mudar, devemos sim reflectir na melhor maneira de tirar partido das suas potencialidades, em especial das suas potencialidades pedagógicas. O impacto na actividade docente é enorme, pois exige grande capacidade de adaptação por parte dos docentes a esta nova realidade, no entanto os desafios são aliciantes. A utilização das TIC pode revolucionar a aprendizagem dos alunos, através da criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos, inovadores e motivadores, centrados no aluno, proporcionando o desenvolvimento de competências essenciais para preparar os alunos para a vida activa. Alguns estudos revelam que os índices de utilização e integração das TIC são ainda muito baixos, e apresentam como factores inibidores o baixo grau de proficiência na utilização das TIC e a falta de formação. Este estudo, de carácter exploratório, realizado numa escola do ensino básico e secundário, tem por objectivo analisar o grau de proficiência e índice de utilização das TIC, por parte dos professores, analisando ainda a influência de diversos factores como a formação frequentada em TIC, em regime formal e informal, a satisfação com a formação em TIC, os equipamentos e tecnologias implementados pelo plano tecnológico da educação e alguns factores de ordem pessoal (tempo de serviço, género) e profissional (área disciplinar, frequência de disciplinas de informática na formação inicial, satisfação com a profissão docente). The development of Information and Communications Technologies caused some changes in the way we think Education, particularly Education in the society of knowledge and in shapes, methods and in places of learning. Nowadays it‟s not only the school that assumes itself as a place of knowledge but also the residence, the place of work, the social place assume an important role in learning.The Information and Communications Technologies (ICT) got into school and are going to continue there, this is a reality that we can‟t change, we should think in a better way to take advantage of their potentialities, in particular of their pedagogical potentialities. The impact on teaching activity is profound so it is demanded a great capability of adaption by teachers to this new reality, however the challenges are impressive. The use of ICT can improve on learning of the students through the creation of dynamic, innovative and motivational learning environments targeted on student giving the development of the essential skills to prepare students for an active life. Some studies reveal the utilization and integration levels of ICT are still very low and present as restricted factors the low proficiency in using ICT and the lack of training in. This study of exploratory character, developed in a middle and secondary school, intends to analyze the proficiency level and level of ICT utilization by the teachers and also studying the influence of several factors such as the training in ICT, the satisfaction taken from the training in ICT, the equipment and technologies implemented by the technological plan of education and some personal( service time, gender) and professional (subject area, attendance of ICT subjects in an initial training, satisfaction in having a career in teaching) plans.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Matos, João Filipe, 1950-
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