Author(s):
Brito, Anabela Lobato Serra de Sousa Magalhães de, 1961-
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8170
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Administração educacional - Portugal; Territórios Educativos de Intervenção Prioritária; Directores de estabelecimentos de ensino; Trabalhos de projeto de mestrado - 2012
Description
Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 A presente dissertação pretende ser um contributo para a análise e reflexão
sobre o trabalho do gestor de uma escola inserida num Território Educativo de
Intervenção Prioritária. Visa identificar os desafios, as estratégias de ação que o diretor
mobiliza para desenvolver a sua ação. Em simultâneo procura apresentar a
representação que a gestora tem das suas funções e das ações que estrategicamente
desenvolve para por em marcha o seu projeto de intervenção.
Este projeto é um estudo naturalista e pretende observar, descrever e
analisar o desempenho do cargo de gestão de uma diretora de agrupamento, na
implementação do seu projeto, de modo a verificar quais os papeis, as tarefas e
estratégias prevalentes nesse processo.
A descrição e análise do trabalho da gestora, articulada com o quadro
teórico, permite esboçar uma interpretação de uma das múltiplas formas de por em
prática o seu cargo.
No caso em apreço conclui-se que, sendo uma atividade plena de
constrangimentos, dilemas e tensões, é também um cargo que a gestora desempenha
privilegiando a tomada de decisões e a interação. A gestora chama a si a definição das
políticas da organização e estabelece as prioridades e a estratégia de intervenção de
acordo com o seu projeto. Cette dissertation a l’objectif de contribuer à l’analyse et reflexion sur le
travail du directeur d’une école qui appartient à un Territoire Éducatif d’Intervention
Prioritaire. Elle a comme but l’identification des défis, des stratégies d’action que le
directeur met en marche pour developper son action. En même temps cette dissertation
cherche à presenter l’interprétation que la directrice fait de son travail de chef
d’établissement, et des actions de développement stratégique qu’elle met en marche
pour accomplir les objectifs de son projet.
Ce projet est une étude naturaliste avec l’objectif d’observer, décrire et
analyser le travail de management d’une directrice d’un groupe d’écoles, la façon dont
elle met en marche son projet et de vérifier quels sont les rôles, les tâches et les
stratégies répandues dans ce processus.
La description et analyse du travail du chef d’établissement, liée au cadre
théorique, permet esquisser une interprétation d’une des multiples formes de mettre en
marche son activité.
Dans ce cas, et après la fin de la recherche, on conclut que le travail de chef
d’établissement étant une activité pleine de contraintes, dilemmes et tensions, est en
même temps un travail mis en marche privilégiant la prise de décisions et l’interaction.
La directrice prend sur elle même la responsabilité sur la définition des politiques
internes de l’organization et établit les priorités et stratégies d’intervention en fonction
de son projet.
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-