Autor(es):
Faria, Célia Maria Garcia do Canto Albuquerque, 1969-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8161
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Administração educacional - Portugal; Directores de estabelecimentos de ensino; Liderança escolar; Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Descrição
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 Este relatório aborda o tema das mudanças do trabalho do director de escola no contexto
das mudanças na regulação das políticas de administração e gestão escolar em Portugal; e o
estudo focaliza, em particular, as relações do Director com os professores, recorrendo a um
enfoque micropolítico. Este trabalho, que se constitui como base num estudo de caso,
documenta as percepções de um director, com catorze anos de experiência em órgão de
gestão, relativamente à sua relação com os professores. A metodologia utilizada contempla
a realização de duas entrevistas espaçadas de uma ano e precedidas de observações por
shadowing do trabalho do director. Na prossecução deste trabalho foram tidos em conta
dois eixos de análise: a evolução da dimensão relacional do trabalho do director com os
professores e o modo como alterações físicas da escola terão influenciado essa interacção.
Assim, o trabalho procura: caracterizar o trabalho relacional do director no âmbito da acção
quotidiana; caracterizar o modo de exercício da liderança; inferir sobre as relações directorprofessores
em resultado das mudanças físicas da escola; identificar e descrever as
alterações dos modos de gestão do director em função das mudanças.
O trabalho mostra que os principais interlocutores do director são os professores com quem,
segundo ele, estabelece uma relação de confiança. Contudo, foi visível que a existência de
uma tensão de proximidade/distanciamento, como resultado de uma possível adaptação da
acção do director à fusão de escolas e ao aumento significativo do número de professores.
O relatório aponta, igualmente, para a gestão das relações e resolução de conflitos como
uma grande preocupação do director. Outro aspecto revelado pelo relatório, é que o director
age de acordo com uma agenda que decorre do seu projecto de intervenção, elaborado
durante a candidatura ao cargo. Surge, então, a preocupação de fazer passar a sua
mensagem quer de forma directa, em diálogo com os professores ou indirectamente através
dos coordenadores de departamento e exercendo influência nas decisões tomadas pelo
Conselho Pedagógico. No entanto, e apesar de agir de acordo com determinados propósitos,
não descura as expectativas e ânsias dos docentes, tendo estas um papel importante na sua
acção. This project is about the changes in the work of a school head considering the current
changes in regulation of school administration policy; the study focuses, particularly, the
human relations between the school head and the teachers, through a micro political
approach. This project, which is based on a case study, intends to grasp a school head’s
perception of his relation with the teachers, considering his 14 years of professional
experience in school administration. Concerning the methodology used, two interviews
were conducted within a year and the school head’s work was observed by shadowing. This
project considered two main focus of analysis: the evolution of the school head’s work
considering its relational dimension and the way the physical changes in the school
building might have influenced this interaction. Therefore, this project attempts to: define
the school head’s relational work within his daily actions; feature the way he manages
leadership skills; infer from the relationship school head -teachers according to the changes
in the physical structure of the school building; identify and describe the changes on
management procedures due to the changes.
This work shows that the main interlocutors of the school head are teachers with whom,
according to him, he establishes a relationship based on trust. However, the existence of a
tension of proximity / detachment can be noticed as a result of possible adjustment of the
school head’s action considering the merge of schools and the increase of the number of
teachers. This report also points out how human resources management and conflict solving
issues are considered relevant by the school head. Another aspect revealed by the report is
the fact that the school head has an agenda which follows the “project of intervention”
elaborated and presented when he applied for the job as a school head. He is, therefore,
concerned about passing his message either directly, to the teachers, or indirectly through
the heads of department, or influencing the decisions taken by the Pedagogical Council.
However, even though he acts according to defined goals, he does not overlook teachers’
expectations and anxiety, considering their important role in his action.