Author(s):
Pires, Andreia Catarina Martins, 1988-
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8113
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Educação intercultural - Portugal; Exclusão social - Portugal; Igualdade de oportunidades (Educação); Relatórios de estágio de mestrado - 2012
Description
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 A reflexão que fazemos acerca da diversidade cultural e a descentração dos
valores da nossa cultura no sentido de olhar a sociedade noutras perspectivas,
nomeadamente das minorias, são atitudes indispensáveis, para estruturar intervenções
no sentido da realização de níveis crescentes de igualdade de oportunidades e combate à
discriminação.
Neste sentido, cada vez mais a prática de uma Educação promotora da
interculturalidade é encarada como um caminho para responder de forma democrática
aos desafios da sociedade actual.
O presente relatório desenvolvido no âmbito do segundo ano do ciclo de estudos
conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em
Educação Intercultural, reflecte a experiência vivida no estágio desenvolvido durante
oito meses no Projecto Poder (Es)Colher, enquadrado no Programa Escolhas de âmbito
nacional.
Este programa, dá a primazia ao combate à exclusão social, escolar e digital das
crianças, jovens e famílias de contextos vulneráveis onde actua, apoiando-se em
medidas de intervenção promotoras do desenvolvimento de competências pessoais e
sociais, que a curto, médio e longo prazo possam sustentar uma adequada inserção na
sociedade das populações-alvo e contribui para a coesão social da sociedade portuguesa
no seu todo.
Neste relatório é ainda apresentado o projecto de estágio, intitulado, “Educação
Intercultural- Eu e a Diferença”, dando conta das práticas que foram desenvolvidas no
projecto local Poder (Es)Colher.
O estágio desenvolveu-se em dois contextos distintos, um formal e não formal,
com dois grupos, sendo um de jovens e outro de pré-adolescentes.
O mesmo, visou proporcionar momentos de partilha e reflexão nos grupos e
reforçar com isto, as capacidades de comunicação e a dinâmica grupal, trabalhando e
explorando as imagens interiorizadas relativamente a pessoas de culturas, países, ou
origem social diferente, e acima de tudo, encorajar as pessoas a actuarem na sociedade
com base em valores de igualdade e de aceitação da diferença. The reflection we do about cultural diversity and decentration values of our
culture in the sense of looking at society in other perspectives, especially minorities,
attitudes are essential for designing interventions towards the achievement of increasing
levels of equality of opportunity and tackling discrimination.
In this sense, increasingly practice a promoter of intercultural education is seen
as a way to respond to the challenges of democratic society today.
This report developed under the second year of the course leading to the degree
of Master of Science in Education in the area of specialization in Intercultural
Education, reflects on the experience developed during stage eight months in Poder
(Es)Colher, framed Programa Escolhas nationwide.
This program gives priority to the fight against social exclusion, school and
digital children, youth and families in vulnerable contexts in which it operates, relying
on intervention measures that promote the development of personal and social skills,
which in the short, medium and long term can sustain a proper integration into society
of target populations and contributes to the social cohesion of Portuguese society as a
whole.
This report is also presented the draft stage, titled, “Educação Intercultural- Eu e
a Diferença" giving an account of the practices that have been developed on the project
Poder (Es)Colher.
The stage was developed in two distinct contexts, a formal and non-formal, with
two groups, one for youth and another for pre-adolescents.
The same, aimed to provide moments of sharing and reflection groups and
strengthen with this, communication skills and group dynamics, working and exploring
the internalized images to persons from cultures, countries, or different social origin,
above all, encourage people to act in society based on values of equality and acceptance
of difference.