Autor(es):
Antunes, Maria Plantier Santos Lobo, 1961-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8105
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Didáctica das ciências; Literacia científica; Manuais de ensino; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 Este estudo incide sobre a análise das atividades de aprendizagem e sobre a
avaliação formativa da área curricular “Gestão Sustentável dos Recursos” pertencente ao
Currículo Nacional do Ensino Básico-Competências Essenciais1 em manuais escolares.
Trata-se de apurar recorrendo a uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa, a
ênfase do desenvolvimento de competências veiculada pelos manuais escolares analisados,
de modo a averiguar a sua sintonia com a estrutura conceptual do PISA 2006 cujo contexto
da avaliação em Ciência inclui o tema da “Gestão Sustentável dos Recursos”.
Pretendemos contribuir para a reflexão sobre as atividades de aprendizagem em
manuais, uma vez que estes instrumentos didáticos são considerados poderosos por
influenciarem estudantes e professores na compreensão e comunicação do conhecimento
científico.
Os resultados mostram sintonia, nos princípios, entre as estruturas conceptuais do
Currículo e as do PISA 2006. Ao nível dos manuais estudados, esta sintonia não é perfeita
dado que dão primazia à competência ”Explicação científica de fenómenos ” em detrimento
da “Identificação de questões científicas” ligada à compreensão dos aspetos característicos
da Ciência como forma de investigação. A análise dos dados evidencia com efeito, ênfase
no conhecimento factual, ilustrado nas atividades de aprendizagem pela leitura e
interpretação, seguidas da transcrição de informação adequada ao contexto, como forma de
aquisição de conhecimento científico. Esta ênfase manifesta-se, ainda, na opção por
questões do tipo resposta curta/fechada e no entendimento do conceito literacia científica
que marcado pela aquisição de conhecimento factual de um determinado contexto, sem que
este surja associado à compreensão dos conceitos. This study focuses on the analysis of learning activities and on the evaluation of the
formative curricular area “Sustainable Management of Resources” of the National
Curriculum in school textbooks.
Through a qualitative and interpretative method, the goal is to evaluate the emphasis given
by some selected textbooks to the development of competences as to verify if they are on
line with the framework of the PISA 2006 whose assessment includes the subject
“Sustainable Management of Resources”.
Given that these didactic tools are considered powerful as they influence students and
teachers in understanding and communicating scientific knowledge , we search through this
study to contribute for a reflection on the learning contribution of school textbooks.
The results demonstrate a relationship between the curriculum and the conceptual
framework of PISA 2006, but this conclusion is valid only partially at the level of
textbooks. In fact, we conclude that the manuals considered give priority to skills
development and factual knowledge based on reading and interpretation of information as a
means of acquiring scientific knowledge to the detriment of competences aimed to develop
the understanding of fundamental features of science as an element of research. This
emphasis shown by the results is associated to a particular attention on contents as
demonstrated by the kind of issues addressed and on the formulation of the concept of
scientific literacy defined as to acquire factual knowledge from certain context.