Autor(es):
Simões, Graça Cristina Correia Gomes Teixeira
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8070
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Fluência verbal; Leitura oral; Vocabulário; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 Este estudo incide sobre medidas de fluência na leitura oral para o português
europeu, numa amostra heterogénea de 58 alunos do 8º e 10º ano de escolaridade, de
duas escolas de Lisboa. Foi avaliado o número de palavras lidas corretamente por
minuto para duas medidas de fluência (fluência na leitura de texto e fluência na leitura
de palavras isoladas). Foi alvo de estudo, a forma como estas variáveis se relacionaram
entre si e a relação que estas tiveram com outras variáveis envolvidas no processo, tais
como o conhecimento do vocabulário e o efeito do contexto (definido como um preditor
da fluência na leitura oral de textos, sugerindo que, nestes níveis de escolaridade, a
melhoria da fluência de leitura oral já não estaria tão dependente dos processos de
descodificação e de reconhecimento automático das palavras mas estaria mais
relacionada com efeitos de contexto, nomeadamente o processamento de informação
semântica e sintática presente nos textos).
Analisou-se também de que forma os dois níveis de escolaridade e as duas áreas
curriculares do 10º ano (humanidades e ciências) enquanto variáveis independentes,
influenciaram diferencialmente as variáveis dependentes em estudo (duas medidas de
fluência; vocabulário e contexto), avaliando-se a sua inter-relação. Incidindo sobre
adolescentes que em termos do desenvolvimento, já se encontram numa fase em que os
processos de aquisição da leitura já se encontram estabelecidos, o estudo sugeriu
evolução ao nível da fluência na leitura oral entre o 8º e o 10º ano. A interação
significativa entre as duas medidas de fluência e os anos de escolaridade mostra que o
aumento da fluência na leitura oral entre o 8º e o 10º ano é superior para a medida de
fluência de texto em comparação com a medida de fluência de palavras isoladas, o que
indicia influência do contexto nos resultados obtidos. Esse efeito revelou-se superior
para o 10º ano de escolaridade. Relativamente ao vocabulário e ao efeito das duas áreas
curriculares (humanidades e ciências), o estudo não revelou influência significativa para
os resultados diferenciais ao nível da fluência na leitura oral. This study focuses on measures of oral reading fluency for European Portuguese
in a heterogeneous sample of 58 students of 8th and 10th grade, in two schools of
Lisbon. We evaluated the number of words read correctly per minute for two measures
of fluency (fluency in reading text and fluency in word reading). Was the target of
study, how these variables were related to each other and the relationship they had with
other variables involved in the process, such as knowledge of vocabulary and the effect
of context (defined as a predictor of fluency in oral reading of texts, suggesting that
these levels of education, the improvement of oral reading fluency would no longer be
so dependent processes of automatic recognition and decoding of words but would be
more related to context effects, in particular the processing of semantic and syntactic
information).
It was also analyzed how the two levels of schooling and the two curriculum
areas for the 10th year (humanities and sciences) as independent variables influenced
differentially dependent variables in the study (two measures of fluency, vocabulary and
context), evaluating their interrelationship. Focusing on adolescents in terms of
development, already in a phase in which the processes of reading acquisition are
already established, the study suggested changes to the level of fluency in oral reading
between the 8th and 10th grade. A significant interaction between the two measures of
fluency and years of schooling shows that increased fluency in oral reading between the
8th and 10th grade is superior to the measure of fluency of text compared with the
measured creep of single words, the which indicates the influence of context on the
results. This effect was greater for the 10 th grade. For the vocabulary and the effect of
the two curriculum areas (humanities and sciences), the study revealed no significant
influence for the differential results in terms of fluency in oral reading.