Detalhes do Documento

A influência da promoção de competências pessoais e sociais no desenvolvimento ...

Autor(es): Gentilhomem, Ana Catarina Garcia cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8069

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Inteligência emocional; Competências pessoais; Competências sociais; Teses de mestrado - 2012


Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 A Inteligência Emocional (IE) tem um significante impacto na adaptação eficaz dos indivíduos ao seu quotidiano, sendo um bom preditor do sucesso em diversos contextos da vida (profissional, interpessoal). Assim, torna-se necessário e pertinente descobrir formas de desenvolvê-la. Tendo em conta que da operacionalização deste construto fazem parte as competências intra- e inter-pessoais, no presente estudo pretendeu-se (1) avaliar a influência das competências pessoais e sociais (estimuladas recorrendo a programas semi-estruturados de promoção dessas competências) na IE em jovens sinalizados como apresentando défices nessas mesmas competências, pretendendo-se ainda perceber a existência de diferenças (2) ao nível dos diferentes grupos (experimental e controlo, com e sem a frequência de programa) e (3) do género na IE, antes e após a aplicação do programa de competências, bem como (4) proceder à tradução, adaptação e estudo empírico de um instrumento de avaliação da IE para adolescentes. Para a medição do construto IE, recorreu-se ao Trait Emotional Intelligence Questionnaire–Adolescent Form (TEIQue-AF),. Este projecto de investigação contou com a participação de 77 sujeitos dos 7º e 8º anos de escolaridade, de ambos os sexos e com idades entre os 12 e os 19 anos. Os resultados mostraram não existirem diferenças significativas entre os dois momentos de avaliação, o que demonstra que o programa de promoção de competências pessoais e sociais não foi eficaz neste grupo na promoção da IE. Os rapazes apresentaram diferenças estatisticamente significativas, quando comparados com as raparigas, nas subescalas Auto-controlo e Sociabilidade, não se tendo comprovado as restantes diferenças previstas. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os géneros, após a aplicação do programa de promoção de competências, para as subescalas previstas teoricamente. Os resultados são discutidos com base na literatura, sendo referidas limitações do estudo e orientações para futuras investigações. Emotional Intelligence (EI) has a very significant impact for individual’s effective and well-adjusted adaptation to their daily lives, being a good predictor of success in many life contexts (professional, interpersonal). Thus, it becomes necessary and appropriate to find ways to improve it. Given the fact that the operationalization of this construct comprises the intra-and inter-personal skills, the present study intended to (1) evaluate the influence of personal and social skills (stimulated by semi-structured programs conceived to promote these skills) in trait EI, on youngsters identified for their deficits in these skills, aiming to identify differences concerning (2) the type of group (experimental and control, with or without a personal and social skills program), and (3) the gender, before and after the promotion of personal and social skills, as well as (4) translating, adapting and performing the psychometric study of an EI instrument for adolescents. To assess EI, an experimental version of the Trait Emotional Intelligence Questionnaire – Adolescent Form (TEIQue-AF) was used, after its translation and adaptation in the current investigation, from the original English version. In this research, 77 7th and 8th grade participants were assessed, from both genders, aged between 12 and 19 years. The results displayed no significant differences between the pre-and the post-test showing that the skills promotion program was not efficient in improving EI in this group. Boys showed statistically significant differences when compared to girls, in Self-control and Sociability subscales, although the remaining predicted differences were not confirmed. Also, no statistically significant differences were found, between the genders, for the theoretically predicted subscales, after the skill promotion program. The results are discussed based on existing literature and the limitations of the study and directions for future research are identified.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Afonso, Maria João, 1964-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia