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Convergência e divergência de valores : semelhanças e diferenças entre as conve...

Autor(es): Pesca, Carina Costa cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8034

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Valores humanos; Psicologia da família; Teses de mestrado - 2012


Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 A presente investigação foca-se no estudo da convergência e divergência de valores pessoais em três gerações, através da análise de díades familiares intra e intergeracionais. Os valores pessoais analisados foram expressos numa tipologia de oito dimensões: Relacional, Tradicionalismo, Aventura, Poder Social, Equilíbrio Pessoal, Realização Pessoal, Preocupação Social e Espiritualidade. A amostra consiste em 97 famílias nucleares intactas com um filho adolescente, com idade entre os 15 e 19 anos. A Geração I é composta pelos avós, maternos e paternos, avaliados pela percepção dos pais. A Geração II é composta pelos pais e a Geração III é constituída pelos filhos adolescentes. Foram estabelecidas categorias qualitativas para o estudo da convergência/divergência: convergência valorizante, convergência desvalorizante e divergência. Na análise dos resultados, verificou-se que as dimensões de valores com maior convergência valorizante são a Relacional, o Tradicionalismo, a Realização Pessoal e o Equilíbrio Pessoal. As dimensões de valores com maior convergência desvalorizante e divergência foram a Aventura e o Poder Social. A convergência valorizante foi superior em todas as dimensões de valores comparativamente à convergência desvalorizante e divergência. Verificaram-se famílias totalmente convergentes valorizantes nas díades inter-geracionais da Geração I, II e III. Quando houve convergência valorizante intrageracional, também se verificou uma maior convergência valorizante inter-geracional nas dimensões de valores. The present investigation focuses in the study of personal values’ convergence and divergence, in three generations, through the analysis of intra and inter-generational family dyads. The analyzed personal values were expressed by an eight dimensions typology: Relational, Traditionalism, Adventure, Social Power, Personal Equilibrium, Personal Achievement, Social Preoccupation and Spirituality. The sample consists in 97 intact nuclear families with one teenager child, aged 15 to 19 years old. The Generation I is composed by maternal and paternal grandparents, evaluated by parents’ perceptions. The Generation II is composed by parents and the Generation III is composed by teenager children. Qualitative categories were created for studying convergence and divergence: valorizing convergence, devaluing convergence and divergence. The analysis of results showed that Relational, Traditionalism, Personal Achievement and Personal Equilibrium were the values dimensions with higher valorizing convergence. Adventure and Social Power were the values dimensions with higher devaluing convergence and divergence. Valorizing convergence was higher in all values dimensions than devaluing convergence and divergence. There were totally valorizing convergence families, in inter-generational dyads from Generation I, II and III. When there was intra-generational valorizing convergence, there was a higher intergenerational valorizing convergence on values dimensions too.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Narciso, Isabel, 1962-; Prioste, Ana
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