Autor(es):
Almeida, Marta Mateus de, 1966-
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8009
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Teses de doutoramento - 2013
Descrição
Tese de doutoramento, Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 O trabalho que se apresenta resulta da constatação da escassez de estudos sobre os docentes do ensino superior, insuficiência que se estende ao exame dos que se constituem como docentes na formação inicial de professores, particularmente no que diz respeito ao seu processo de desenvolvimento profissional. Associa-se a esta insuficiência a convicção da pertinência e premência em compreender estes processos de desenvolvimento profissional, conhecimento que permitirá agilizar e facilitar esses processos, requisito para melhorar o professor, a instituição e as aprendizagens dos alunos. Partindo de uma interrogação mais genérica sobre quem são, o que fazem, o que pensam e como se desenvolvem profissionalmente os professores do ensino superior, particularmente aqueles que actuam no espaço da formação inicial de professores, tivemos como principal objectivo contribuir para a compreensão do processo do desenvolvimento profissional destes actores, dando especial atenção à componente docente da sua actividade. Procurámos ainda analisar as concepções de profissionalismo subjacentes em diferentes fases do desenvolvimento, nomeadamente perceber quais os valores profissionais e concepções que norteiam o exercício profissional docente, caracterizar a profissionalidade subjacente a diferentes fases do desenvolvimento, procurando perceber em que áreas do exercício profissional docente se centram os interesses e qual o foco das preocupações. Foi também nosso intuito contribuir para um maior entendimento dos mecanismos de promoção do desenvolvimento profissional, identificando factores potencialmente inibidores ou facilitadores desse desenvolvimento e procurando vislumbrar o contributo que a formação em particular poderá dar a esse processo. Optando por um trabalho inscrito no paradigma qualitativo ou interpretativo, recorrendo à conjugação de diferentes técnicas de recolha e análise de dados (entrevista a docentes afectos a diferentes áreas disciplinares e em diferentes fases da carreira e respectiva análise de conteúdo; análise documental; construção de um questionário aplicado à população das Escolas Superiores de Educação da região de Lisboa e Vale do Tejo e respectiva análise estatística) reunimos um conjunto de evidências que apontam para a existência de distintos perfis de orientação pedagógica, susceptíveis de mudar ao longo das trajectórias profissionais, mediante a interferência de factores inibidores e potenciadores, endógenos ou externos ao sujeito, entre os quais a formação pedagógica assume um lugar de destaque. The studie presents here is a result of a shortage of studies on the teachers in higher education with particular regard to the lack of information about those who are teachers in teachers' initial training, particularly with regard to their professional development process. Associate this lack of the urgency and relevance to fully understand their processes of professional development is the conviction that this knowledge will help streamline processes to improve the teacher, the institution and pupils' learning. Beginning with a more generic question about who they are, what they do, what they think and how teachers of higher education develop professionally, particularly those working in the area of initial teacher training, the study had as its main objective to contribute to the understanding of the process of professional development of those actors, giving special attention to the teaching component of their professional activity. We also analyze the underlying conceptions of professionalism in the various stages of development, in particular to understand which professional values and concepts guide the professional teaching practice and characterize the professionalism behind the different phases of development, seeking to understand in what areas of professional teaching practice are the focus of interests and the focus of concerns. It was also our intention to contribute to a greater understanding about the mechanisms to promote professional development, identifying potentially inhibitors or facilitators of this process and to get a glimpse of the contribution that training in particular can give. By choosing a work included on interpretative or qualitative paradigm and using the combination of different techniques of data collection and data analysis (interview of teachers assigned to different disciplinary areas and at different stages of their career, content analysis; documentary analysis; construction of a questionnaire applied to population of the colleges of education in the region of Lisbon and the Tagus Valley and their respective statistical analysis) we have put together evidence pointing to the existence of different pedagogical guidance profiles, which may change along the time by the interference of inhibitors and enhancers factors, endogenous or external to the person, including the pedagogical training which takes a prominent place.