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"Devagar se vai ao longe":avaliação da eficácia e da qualidade da implementação...

Author(s): Raimundo, Raquel Catarina Proença, 1977- cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8001

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2013


Description
Tese de doutoramento, Psicologia (Psicologia da Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 O objetivo principal desta dissertação foi investigar o impacto e a qualidade da implementação do programa de promoção de competências sócioemocionais “Devagar se vai ao Longe”, em crianças do 4º ano de escolaridade. No primeiro estudo foi feita a validação da versão portuguesa da escala de competência social das SSBS-2. Os resultados apoiaram a estrutura multidimensional da escala e evidenciaram boas propriedades psicométricas em 2 amostras (N=344, N=251). No segundo estudo analisou-se o impacto a curto prazo do programa universal, aplicado durante um ano a 213 alunos, enquanto 105 beneficiaram de um programa de origami durante o mesmo período. Registaram-se ganhos significativos em algumas competências sócioemocionais (relações com os pares e competência social). Os alunos do grupo de intervenção, com níveis médios no pré-teste, melhoraram mais significativamente no autocontrolo e nas relações com os pares do que os alunos do grupo de controlo. Os rapazes evidenciaram ganhos mais significativos no autocontrolo, na agressividade e nos problemas sociais do que as raparigas. Não houve diferenças significativas nos resultados relativamente ao estatuto socioeconómico. No terceiro estudo examinou-se o impacto a médio prazo numa subamostra (N=102) do estudo prévio, 10 meses depois. Os resultados revelaram ganhos significativos no desempenho académico posterior do grupo de intervenção. Pertencer ao grupo de intervenção amplificou o impacto do conhecimento emocional no desempenho académico posterior. Não foram encontrados “sleeper effects” relativamente ao conhecimento emocional e à ansiedade. No quarto estudo analisou-se a qualidade da fidelidade da implementação do programa no grupo de intervenção do segundo estudo (N=213). Registou-se um elevado nível de fidelidade da implementação (níveis bons de adesão, dose e envolvimento/compromisso dos alunos). O bom comportamento dos alunos foi promotor de níveis mais elevados de adesão ao programa e do seu envolvimento/compromisso, o qual foi também promovido por níveis mais elevados de apoio/compromisso dos professores. A adesão associou-se positivamente com a melhoria de algumas competências sociais e uma diminuição dos comportamentos externalizantes. The main purpose of this dissertation was to investigate the impact of the social-emotional learning program “Slowly but Steadily”, and its implementation quality, on 4th-grade children. In the first study, a Portuguese version of the social competence scale from the SSBS-2 was validated. The results supported the multidimensional structure of the scale and showed good psychometric properties in 2 samples (N=344, N=251). The second study analyzed the short-term impact of the universal program, applied to 213 pupils during oneyear, while 105 controls followed an origami curriculum during the same period. There were significant intervention gains in some social-emotional competencies (peer relations and social competence). Intervention pupils with average pre-test scores gained more in selfmanagement and peer relations than controls. Boys showed greater improvements in selfmanagement, aggressiveness and social problems than girls. There were no significant differences in results regarding socio-economic status. The third study examined the mid-term impact of the program in a subsample (N=102) of the previous controlled pre-post investigation, 10 months later. Results revealed significant intervention gains in distal academic performance. Being in an intervention group also amplified the impact of emotional knowledge on later academic performance. No evidence of “sleeper effects” was found regarding emotional knowledge and anxiety. The fourth study analyzed the quality of implementation fidelity in the intervention group of the second study (N=213). A high level of implementation fidelity (good levels of adherence, dosage and pupil’s engagement) was obtained. Better pupil behavior promoted higher levels of program adherence and pupil’s engagement, which was also promoted by higher levels of teacher support and commitment to the program. Adherence was positively associated with an increase of some social competencies and a decrease of externalizing problems.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinto, Alexandra Marques, 1963-; Lima, Luísa Pedroso de, 1959-
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