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Processo de construção de competências nos enfermeiros em UCI

Autor(es): Correia, Maria da Conceição Batista, 1957- cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7992

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Enfermagem; Enfermeiros; Cuidados intensivos; Competências; Relação enfermeiro-doente; Relações família-doente; Teses de doutoramento - 2013


Descrição
Tese de doutoramento, Enfermagem, Universidade de Lisboa, com a participação da Escola Superior de Enfermagem, 2013 O saber profissional de enfermagem resulta de um processo de construção, assente numa prática implicada e refletida, que se centra nas pessoas e nas suas necessidades de cuidados. A relação entre os saberes e a construção de competências desenvolve-se a partir do conhecimento em enfermagem, tendo por referência quatro dimensões de conhecimento: empírico, pessoal, estético e ético, (Carper, 1978; Fawcett et al, 2001) e uma quinta dimensão - o conhecimento sociopolítico (While,1995), relacionando o ponto de vista comunitário, económico e político com implicações culturais. Partindo da questão “Que processo de construção de competências dos enfermeiros no cuidado à pessoa em situação critica em UCI”, investigámos o modo como o enfermeiro enquanto ser cultural desenvolve as suas competências. Traçámos como principal objetivo: compreender como constrói o ser enfermeiro competente nos cuidados à pessoa em situação critica. Os participantes são enfermeiros. O trabalho de campo decorreu em duas unidades de cuidados intensivos polivalentes, de duas organizações hospitalares. Foram assegurados os princípios éticos aplicáveis. Desenvolvemos um estudo qualitativo de orientação etnográfica, utilizando técnicas multiformes de produção de dados (observação participante, entrevista semiestruturada e análise documental) com tratamento dos dados através de análise de conteúdo temática e taxonómica. Dos achados que emergiram na análise interpretativa dos dados, apresentamos uma explicação de matriz cultural, assente em quatro domínios que suportam o processo de construção de competência: um lugar onde se aprende, conceção dos cuidados, construindo a profissionalidade e formação pessoal. Todo o processo é permeado pela cultura local e societal em que se inserem os atores, com a influência do ethos organizacional e pessoal. A principal implicação deste estudo relaciona o desenvolvimento das competências dos enfermeiros, associadas a uma elevada especificidade técnica, que tende a fazer-se acompanhar pela relação terapêutica com a pessoa/doente e os familiares, cada vez mais valorizada pelos enfermeiros. The knowledge of nursing results from a construction process, based on a reflected and implicated practice, which must be centred on the nurse-patient relationship and on the patients’ care needs. The relationship between this knowledge and the process of competence development is based on the expertise in the field of nursing, bearing in mind four key areas: empirical, personal, aesthetical and ethical knowledge (Carper, 1978; Fawcett et al. 2001), as well as a fifth dimension — the socio-political knowledge (While, 1995), relating the community’s point of view as well as economic and political perspectives with inherent cultural implications. Considering the research topic “The process of nurses’ competence development in the care of critically-ill patients in an intensive-care unit”, this study addresses nurses competence development process as a cultural being. We defined as the study’s main aim the understanding on how the competent nurse is shaped in the context of caring for critically-ill patients. The participants are nurses and the study. The fieldwork was carried out in two polyvalent intensive care units of two different hospitals. Applicable ethical principles have been considered. In this qualitative study of ethnographic approach various data production techniques are used (participant observation, semi-structured interviews and document analysis) and data processing is based on content thematic and taxonomic analysis. An explanatory model of the findings that emerged in the interpretative data analysis is presented, based on four topics that support the process of competence development: a place where one learns, care conception, professional and personal growth. The whole process is determined by the local and societal culture in which the actors are inserted, with the influence of the organizational and personal ethos. The main implication of this research regard the competence development process by nurses as related to a always higher technical specificity, tends to accompany itself by the therapeutic relation with the family, more and more valued by the nurses.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Amendoeira, José, 1957-; Basto, Marta Lima
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