Author(s):
Martins, Carla Maria Lopes, 1969-
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/799
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Avaliação das aprendizagens; Avaliação formativa; Avaliação sumativa; Avaliação da educação - Portugal; Teses de mestrado - 2008
Description
Tese de mestrado em Ciências da Educação (Avaliação da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008 A partir dos anos 1990, assiste-se, a nível internacional, a uma significativa produção de trabalhos de reflexão e de investigação centrados na avaliação das aprendizagens, fruto de uma tomada de consciência da sua importância na melhoria das aprendizagens dos alunos. No nosso país, a importância crescente da avaliação das aprendizagens verificou-se, essencialmente, a três níveis: políticas educativas, produção de materiais e investigação. No presente estudo fez-se uma caracterização de dissertações de mestrado produzidas em Portugal entre 1993/94 e 2002/2003, sobretudo ao nível dos contextos em que se realizaram, dos problemas e questões de investigação, bem como das estratégias e dos procedimentos metodológicos utilizados. A nível metodológico, seguiram-se os processos de uma síntese de investigação, na linha de Suri e Clarke (1999), utilizando-se critérios de inclusão/exclusão de carácter conceptual e não valorativos, com recurso a categorias de análise, leitura focada e sínteses. Os resultados desta investigação evidenciam que a maioria dos estudos tiveram como objectivo o estudo das concepções e práticas de avaliação de professores ou apenas as práticas de avaliação. No entanto, a principal fonte de informação foi baseada em entrevistas a professores, com pouco recurso à observação de aulas. Desta forma, na grande maioria dos estudos as práticas de avaliação dos professores não foram efectivamente observadas. O contexto disciplinar mais utilizado tem sido o da disciplina de matemática, sendo o secundário o nível de ensino mais estudado. O estudo demonstrou ainda o primeiro ciclo foi o nível de ensino menos investigado.