Detalhes do Documento

"O que fiz bem, o que fiz mal" : desenvolvimento de competências reflexivas na ...

Autor(es): Wünsch, Luana Priscila, 1979- cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/793

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Formação inicial de professores; Práticas pedagógicas; Teses de mestrado


Descrição
Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008 Nesta investigação foi analisada o desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial de professores. Primeiramente desenvolvemos um quadro conceptual a partir de como se dá a reflexão nesta vformação, descrevendo: os saberes necessários para a mesma; o que é a reflexão docente; os métodos de aprendizagem colaborativa que compartilham a ideia de que os professores podem e devem trabalhar juntos para melhorar a sua prática docente; as finalidades da reflexão na formação inicial, em especial no que diz respeito à autonomia e emancipação do trabalho docente; as estratégias que podem promover os aspectos citados; e como pode ocorrer a avaliação desta reflexão. Nestes aspectos, debruçámo-nos essencialmente nas definições de reflexão nas práticas dos professores descritas por Dewey, Schön e Zeichner. Logo, no enquadramento metodológico enfatizamos os objectivos desta dissertação e relatamos como se deu a entrevista com os oito inqueridos, estagiários finalistas do curso de formação inicial de Ensino Básico, 1.º Ciclo, s quais actuavam em núcleos, ou seja: em equipa durante a sua intervenção na prática pedagógica. Já na análise dos dados, dissertamos sobre as duas temáticas emergidas dos depoimentos da pesquisa em pírica: a concepção dos estagiários sobre a reflexão profissional docente e o desenvolvimento da reflexividade na formação inicial. Nas conclusões de "O que fiz bem, o que fiz mal": desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores, aparece uma análise crítica na qual destacamos as considerações dos formandos para com o trabalho que realizam no estágio e se o mesmo tem componente reflexiva, bem como as características do trabalho dos supervisores que sugerem uma atitude reflexiva. On this research, the development of the reflexive competences on teachers initial education was analysed. First we developed the idea about how reflexivity place at this stage, describing what the reflexivity is, the necessary knowledge to practise it, its cooperative learning methods sharing the idea that teachers can and should work together in order to improve their teaching skills; the purpose of this reflexivity, especially in what concerns to autonomy and emancipation on teaching tasks, the strategies that can promote the mentioned aspects, and how it can be evaluated. In theses aspects we essentially researched the teaching practices described by
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Orientador(es) Esteves, Maria Manuela, 1949-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia