Autor(es):
Carta, Liliana Filipa Lopes
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7828
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Auto-regulação da aprendizagem; Sucesso escolar - Portugal; Estratégias volitivas; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 Tendo como referência a literatura sobre a autorregulação da aprendizagem e a sua pertinência no âmbito da psicologia da educação, nomeadamente, na relação com o sucesso escolar, o presente estudo teve como principais objetivos explorar a aplicabilidade e utilidade do método Q-Sort na avaliação do uso de estratégias volitivas. Pretendeu-se ainda analisar o tipo de estratégias utilizadas nos diferentes anos de escolaridade e compreender a sua relação com o sucesso escolar dos alunos. A amostra é constituída por 38 alunos, que frequentam o 7º, 8º e 9º ano de escolaridade, no ensino regular. Os jovens participaram numa atividade em que responderam ao questionário de estratégias volitivas, através do método Q-Sort.
Os dados obtidos permitem concluir que os alunos que obtiveram melhor rendimento escolar foram aqueles que utilizaram mais estratégias de controlo de estudo, ou seja, apresentam maior preocupação com o estabelecimento de objetivos de estudo. De salientar que apenas se registaram diferenças significativas, em termos de ano de escolaridade, na Escala de Controlo da Tarefa, sendo que os alunos do 7º ano foram aqueles que menos usaram este tipo de estratégias.
O método Q-Sort constitui-se um excelente instrumento na avaliação de estratégias volitivas, dado o seu caráter dinâmico, reflexivo, atrativo e motivador, evidenciando potencialidades na avaliação e intervenção psicoeducacional. With reference to the literature on self-regulation of learning and its relevance within educational psychology, particularly in relation to school success, the objective of this study is to explore the applicability and usefulness of the Q-Sort method in evaluating the use of volitional strategies. It was applied to further examine the type of strategies used in different school years and understand their relationship with the academic success of students. A sample of 38 7th, 8th and 9th grade students, participated in an activity in which the inventory of volitional strategies was applied through Q-Sort method. The data obtained showed that students with better academic performance are those using more control strategies of study, i.e., show greater concern for establishing study goals. Note that only significant differences, in terms of grade, in Scale Control Task, and students of 7th year are those who least use this type of strategies. In terms of methodological choice, the Q-Sort method constitutes an excellent tool in the evaluation of volitional strategies, given its dynamic, reflective, attractive and motivating nature, showing potential in psychoeducational assessment and intervention.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-