Author(s):
Carvalho, Ana Catarina Pires de
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7826
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências ); Aprendizagem ao longo da vida; Auto-aprendizagem; Teses de mestrado - 2012
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 A importância da aprendizagem ao longo da vida ganhou a sua notoriedade no
século XX, através de várias publicações da Comissão das Comunidades Europeias, tais
como o Livro Branco (1995) e o Memorando sobre a Aprendizagem ao longo da vida
(2000). O livro Educação - um Tesouro a Descobrir (1996) da Comissão Internacional
sobre educação para o século XXI, coordenado por Jacques Delors, é também um
contributo importante para este tema.
O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
(2001) surge no nosso país, assente numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida,
que integra educação e formação, preconizando a importância das aprendizagens
formais, não-formais e informais (Portaria n.º1082-A/2001 de 5 de Setembro).
A presente investigação teve como objetivo estudar um grupo de adultos do
Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
Propusemo-nos, então, compreender qual a importância da obtenção do 12.º ano de
escolaridade, quais os fatores que influenciam a permanência ou o retorno ao Processo
de RVCC, como estes adultos identificam e encaram a aprendizagem, e qual o grau de
elaboração das suas crenças epistemológicas. Foram feitas entrevistas semi-diretivas e
aplicada a Escala de Autoaprendizagem (EAA, Lima Santos & Faria, 1998) e o
Questionário Epistemológico de Schommer (QEES, adaptação de Gonçalves, 2002). A
análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo aos protocolos das entrevistas,
conjuntamente com os dados dos questionários e com os artefactos recolhidos.
Os resultados obtidos evidenciam a importância da conclusão do Processo de
RVCC na valorização pessoal e no reconhecimento das competências dos participantes,
daí serem mencionados fatores de permanência como a persistência, o apoio da equipa
técnico-pedagógica e a conclusão do 12.º ano de escolaridade. Considerando quatro dos
participantes entrevistados, a aprendizagem é encarada como uma oportunidade para a
obtenção de novos conhecimentos, e o Processo RVCC visto como fundamental para a
aquisição desses novos conhecimentos, por três participantes. The importance of Lifelong Learning achieved its notability on the 20th
century, as confirmed by several publications of the European Communities
Commission, such as the White Book (1995), the Memorandum on Lifelong Learning
(2000). Also the book Education - a treasure to discover (1996) published by the
International Commission on education for the 21st century (coordinated by Jacques
Delors) is also an important contribution to this matter.
The Process of Recognition, Validation and Certification of Competences
appears in our country as a fundamental mark on Lifelong Learning, which includes
education and training, giving emphasis on the importance of formal, non-formal and
informal learning.
The aim of this investigation consists on studying a group of adults of the
Process of Recognition, Validation and Certification of Competences. Therefore, our
purpose was to understand: the importance of achieving the 12th year; the factors that
influence the permanence or the returning to the RVCC Process; the way how they
identify and face the learning process; and the level of their Epistemological beliefs.
There were made semi-directive interviews and it was applied the Self-Learning Scale
(EAA, Lima Santos & Faria, 1998) and Schommer’s Epistemological Questionnaire
(SEQ, adapted from Gonçalves, 2002),
The data analysis was made through an analysis of content on the interviews’
protocols, aside with the questionnaires’ data and the participants’ processes.
The results show the importance of the conclusion of the RVCC Process on the
personal valorization and on the recognition of the adults’ skills, thus being mentioned
several factors of permanence such as persistence, the support of the pedagogical team
and the conclusion of the 12th year. Considering four participants who were interviewed,
the learning process is seen as an opportunity to achieve new knowledge, and the RVCC
process is understood as fundamental to acquire that knowledge for three participants.