Autor(es):
Varela, Carla Cristina Brilha, 1974-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7810
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Novas tecnologias da informação e da comunicação; Terceira idade - Portugal; Inclusão digital; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O aumento da população idosa é uma realidade da atual sociedade, tornando-se necessário
refletir acerca das políticas sociais, para que os idosos deixem de ser um grupo de cidadãos infoexcluídos.
A inclusão dos idosos na Sociedade da Informação e do Conhecimento revela-se
importante para um envelhecimento ativo, pois a falta de acesso ou de compreensão tecnológica
interfere de forma significativa na integração e na participação nos processos individuais e
grupais.
Em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países, existem cursos TIC ministrados em
Universidades direcionadas à faixa etária dos seniores, as chamadas Universidades da Terceira
Idade. Este estudo de natureza qualitativa pretendeu estudar o impacto dos cursos TIC das
Universidades Sénior, na inclusão digital da terceira idade. Para tal, foram aplicados dois
questionários online aos formadores e aos formandos de dez Universidades Sénior do distrito de
Setúbal.
Através da análise de conteúdo das respostas aos questionários tornou-se evidente que os
seniores procuram os cursos TIC essencialmente pela necessidade de aquisição e atualização de
conhecimentos de informática, que consideram imprescindíveis no seu quotidiano. Os resultados
comprovam a satisfação geral da totalidade dos inquiridos que são unânimes quanto ao
contributo da formação em TIC na melhoria da sua qualidade de vida, principalmente no que diz
respeito ao aspeto da comunicação.
Concluiu-se, assim como Kachar (2000), que o idoso acredita que a tecnologia do computador
pode ser um passaporte para a modernidade, para a sua inserção nos movimentos atuais,
acompanhando as novas gerações e estabelecendo um espaço de comunicação e aproximação. The increasing of the elderly population is a reality of today's society, making it necessary to
reflect upon social policies, so that the elderly are no longer a group of excluded citizens.
The inclusion of the elderly in the Information Society and Knowledge reveals important for
active aging because the lack of access or understanding technology interferes significantly in the
integration and participation in individual and group processes.
In Portugal, similarly to what happens in other countries, there are university courses in
Information Technology and Communication aimed at older people, the so-called universities of
the third age. This qualitative study intends to study the impact of ICT courses in digital inclusion
of the elderly. To this end, two questionnaires were administered online to trainers and trainees
from ten senior universities in Setúbal district.
Through the analysis of the answers in the questionnaires it became clear that the senior ICT
courses seek primarily the need to purchase and upgrade computing skills, which they consider
essential in their daily lives. The results confirm the general satisfaction of all respondents. They
are unanimous about the contribution of ICT training to improve their quality of life, especially
with regard to the aspect of communication.
As Kachar (2000), it follows that the older believes computer technology can be a passport to
modernity, to their inclusion in the current movements, following the new generations and
establishing a space for communication and closeness.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Reis, Pedro Guilherme Rocha dos, 1965-