Author(s):
Borges, José Pedro Pica Ferreira
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7807
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Justiça organizacional; Responsabilidade social; Satisfação profissional; Teses de mestrado - 2012
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 A presente investigação tem como objectivo estudar a relação entre responsabilidade social,
satisfação no trabalho e justiça organizacional. Mais especificamente, visa-se compreender o
impacto das percepções de responsabilidade social dirigida a diferentes stakeholders na
satisfação no trabalho, e ainda o papel mediador das percepções de justiça organizacional
nesta relação. Recolheram-se dados sobre as percepções de responsabilidade social, a
satisfação no trabalho e as percepções de justiça organizacional, através da aplicação de três
instrumentos de medida a uma amostra de 62 colaboradores de uma empresa do sector de
Saneamento Público. Os resultados revelam uma relação positiva entre as variáveis em
estudo, e permitem confirmar que as percepções de responsabilidade social por parte dos
colaboradores predizem a sua satisfação no trabalho, principalmente quando os colaboradores
e os clientes são os stakeholders para os quais as práticas de responsabilidade social se
dirigem. Verifica-se também que as percepções de justiça organizacional medeiam
parcialmente a relação entre as percepções de responsabilidade social e a satisfação dos
colaboradores no trabalho. São, ainda, apresentadas algumas limitações do estudo, a par de
sugestões para futuras linhas de investigação. The present investigation aims to study the relationship between social responsibility, job
satisfaction and organizational justice. In particular, it is intended to understand the impact of
employees’ perceptions of social responsibility addressed to different stakeholders in job
satisfaction, and also the mediating role of perceptions of organizational justice in this
relationship. Data was collected on perceptions of social responsibility, job satisfaction and
perceptions of organizational justice, through the application of three measuring instruments
to a sample of 62 employees of a company in the sector of Public Sanitation. The results
reveal a positive relationship between the variables, confirming that the employees’
perceptions of social responsibility predict their job satisfaction, especially when employees
and customers are the stakeholders for whom social responsibility practices are addressed. It
is also verified that perceptions of organizational justice partially mediate the relationship
between perceptions of social responsibility and employees’ job satisfaction. Moreover, there
are presented some limitations of the study, along with suggestions for future research lines.