Author(s):
Soares, Carla Marcelina Spencer
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7798
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Stress (Psicologia); Estratégias de coping; Burnout; Teses de mestrado - 2012
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 A Academia Militar é uma instituição altamente estruturada que exige o cumprimento de normas e regras rígidas, potenciando deste modo, o aparecimento de reacções de stress particularmente durante o 1ºano. Assim, os estudantes do Ensino Superior Militar constituem uma população sujeita a elevados níveis de stress. Desta forma, o presente estudo tem como finalidades analisar os estados emocionais, nomeadamente a ansiedade, a depressão e stress e os níveis de burnout dos alunos do primeiro ano da Academia Militar, assim como analisar a forma como lidam (Estratégias de Coping) para enfrentar estas situações.
A amostra é constituída por 113 alunos da Academia Militar com idades compreendidas entre 18 e os 24 anos. Para a recolha dos dados foram utilizados três questionários: a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (Lovibond & Lovibond, 1995), adaptação de Pais-Ribeiro, Honrado e Leal (2004); o Ways of Coping Questionnaire (Folkman & Lazarus, 1988b), adaptação de Pais-Ribeiro e Santos (2001) e o Maslach Burnout Inventory-Student Survey (2002), adaptação de Maroco e Tecedeiro (2009). Os resultados revelam que os alunos que apresentam maiores níveis de Depressão e Stress utilizam mais a estratégia de Fuga-Evitamento e desta forma desenvolvem maiores sentimentos de Exaustão Emocional e de Descrença. No entanto, os alunos com maiores níveis de Depressão utilizam também estratégias focadas no problema, nomeadamente, a de Confronto e a de Autocontrolo.
Os resultados revelam ainda que os alunos que apresentam maiores sentimentos de Exaustão Emocional e Descrença apresentam maiores níveis de Ansiedade, Depressão e Stress, sendo menor a sua Eficácia Profissional. Os alunos que apresentaram maiores níveis de Eficácia Profissional utilizam com mais frequência as estratégias de Resolução Planeada de Problema e a Reavaliação Positiva.
Assim, os resultados permitem-nos conhecer os alunos da Academia Militar e as estratégias de coping que mais utilizam em situações de stress e de situações que geram desgaste emocional relativo aos estudos, dando pistas que permitem a intervenção da Secção de Psicologia Aplicada de uma forma mais eficaz. The Military Academy is a highly structured institution that requires compliance with strict rules and standards, thus prompting the appearance of stress reactions particularly during the first year. Students from the High Military Education are therefore subject to high stress levels. This work aims to analyze the different emotions such as anxiety, depression and stress and the burnout levels of students in their first year of Military Academy, and also analyze how they deal (Coping Strategies) with the issues.
This study uses a sample consisting of 113 students of the Military Academy aged between 18 to 24 years old. It was used three different questionnaires for data collection: The Anxiety Scale, Depression and Stress (Lovibond & Lovibond, 1995), adaptation of Pais-Ribeiro, Honored and Leal (2004), the Ways of Coping Questionnaire (Lazarus & Folkman, 1988b), adaptation of Pais-Ribeiro and Santos (2001) and the Maslach Burnout Inventory-Student Survey (2002), adaptation of Maroco and Tecedeiro (2009).
The results show that the students who have higher levels of Depression and Stress use more strategy of the Escape-Avoidance and therefore develop higher Emotional Exhaustion and Disbelief. For those with higher level of Depression also use the strategy focus on the issues, such as, Confrontation and Self-Control. The results also reveal that students who have higher feelings of Emotional Exhaustion and Disbelief have higher levels of Anxiety, Depression and Stress and lower Professional Effectiveness. The students that had higher levels of Professional Effectiveness use more often the strategies of Planned Resolution of the Problem and the Positive Reappraisal.
Thus, the results allow us to know the students of the Military Academy and the coping strategies they use most in situations of stress and situations that cause emotional distress relating to studies, giving clues that allow the intervention of the Section of Applied Psychology in more effective way.