Autor(es):
Assunção, Delminda Maria de Almeida Coelho de, 1955-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7730
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Supervisão; Formação de professores; Desenvolvimento profissional - Professores; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O presente estudo centra-se na compreensão de como é que a prática da supervisão
realizada pelo coordenador promove o desenvolvimento de professores reflexivos e
colaborativos. Pretendemos conhecer funções, competências e estratégias utilizadas, bem
como eventuais condicionantes enfrentadas pelo coordenador na promoção da reflexão e
colaboração.
Assim, destacamos, no Estatuto da Carreira Docente, no artigo 10º, os deveres dos
professores colaborarem com todos os intervenientes no processo educativo e refletirem
sobre a sua prática. O coordenador tem, por conseguinte, um papel fundamental enquanto
gestor e líder de uma estrutura de gestão intermédia, na promoção da reflexão e colaboração,
contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e da escola.
Organizamos o trabalho em três partes, a primeira, sustentada pelo enquadramento
teórico, a segunda, pelo estudo empírico, e a terceira pelas considerações finais. Na primeira
parte abordamos os principais normativos legais relacionados com as estruturas de
coordenação; o conceito de supervisão; funções e competências do coordenador; e a
importância da reflexão e colaboração no desenvolvimento profissional dos professores.
Optamos, na segunda parte, por uma investigação qualitativa, tendo como design o estudo de
caso. Utilizamos como instrumentos de recolha de dados, a entrevista semiestruturada e a
análise documental, posteriormente submetidas à análise de conteúdo. Foram realizadas
entrevistas ao coordenador dos departamentos de Línguas e Literaturas e de Ciências Socias e
Humanas, bem como a dois professores pertencentes a cada um dos departamentos, num total
de quatro, numa escola da área de Lisboa.
Concluímos, na terceira parte, que os coordenadores conhecem muitas das funções
promotoras da reflexão e colaboração, apresentam competências fundamentais baseadas na
criação de relacionamentos saudáveis, as quais permitem um estilo de supervisão
colaborativo, e, apesar de algumas condicionantes, empregam algumas das estratégias que
valorizam a reflexão e colaboração, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos
professores. This study is focused on understanding how the practice of supervision conducted by
the department’s coordinator can promote the development of collaborative and reflective
teachers. We intend to know the roles, powers and strategies used, as well as the constraints
confronted by the coordinator in the promotion of reflection and collaboration.
Therefore we single out that the New Teaching Career Statute in Article 10º
highlights the duties of teachers to collaborate with all the stakeholders in the educational
process and develop a reflection on their practice.
The coordinator plays, consequently, a key role, while manager and leader of a middle
management structure, in promoting reflection and collaboration, contributing to the
improvement of teaching and learning and of the school.
We organize this work in three parts, the first part being supported by the theoretical
framework, the second part by the empirical study and the third part for closing remarks. In
the first part we approach the main legal regulations related to the coordination structures; the
concept of supervision; the roles and responsibilities of the coordinator; and the importance
of reflection and collaboration in the teachers’ professional development.
We selected, in the second part, a qualitative investigation, framed within the
interpretive paradigm, having the case study for design. We use as instruments for data
collection, the semi structured interview and documental analysis, subsequently subjected to
content analysis. Six interviews were held in a school in the area of Lisbon.
We conclude, in the third part, that the department’s coordinators know many of the
promoting roles of reflection and collaboration, present fundamental skills based on creating
healthy relationships, which enable a collaborative style of supervision, and, despite some
constraints, employ some of the strategies that value reflection and collaboration,
contributing to the professional development of teachers.