Autor(es):
Colaço, Vítor Manuel Leal, 1968-
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/770
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Administração educacional; Promoção da saúde; Trabalhos de projecto
Descrição
Trabalho de projecto realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008 Desde há muito que assistimos a uma progressiva alteração e ampliação das funções da escola com o consequente acréscimo de papéis que cada um dos seus actores tem de desempenhar. Para encontrar as condições que lhe permitam sobreviver e adaptar-se às novas realidades a escola, como qualquer outra instituição, tem que se conhecer melhor. Tal conhecimento passa por compreender a natureza dos seus processos de organização de forma a perceber a acção dos seus actores e conseguir encontrar os caminhos para melhorar a sua eficácia. Procurando ir ao encontro desta exigência o trabalho aqui apresentado pretende contribuir para a reflexão, análise e avaliação que consideramos ser urgente fazer na Escola Secundária do Lumiar. Assim, decidimos efectuar uma avaliação do Projecto de Educação para a Saúde da Escola Secundária do Lumiar, incluído numa das novas funções da escola a promoção e educação para a saúde, por acreditarmos que desta forma podemos conseguir identificar indicadores da cultura organizacional da escola e das lógicas que regem os seus actores. Desta forma, ambicionamos ajudar a criar a necessidade de (re)pensar a acção desta instituição e dos seus actores. A avaliação do Projecto de Educação para a Saúde da Escola Secundária do Lumiar teve origem na questão: Em que medida a cultura organizacional da escola possibilita, ou impede, a concretização dos objectivos do Projecto de Educação para a Saúde? Desta questão nasceu o projecto sustentado por um quadro teórico que inclui estudos no campo da política, da regulação, das organizações e das lógicas de acção manifestas na promoção da saúde. Nesse âmbito, analisámos documentos e realizámos entrevistas aos principais actores envolvidos no projecto que nos permitiram responder à questão inicial e atingir os objectivos a que nos propusemos. The progressive change and widening of school functions is not a recent phenomenon, and neither is the resulting expansion of the roles of the intervening agents. Like any other institution, school should gain better understanding of this mecanisms in order to establish conditions to meet new needs and ensure its own survival. This cannot be achieved without a deeper comprehension of the nature of the organizational processes involved, which can make clear the action of its agents and eventually help figuring out ways to improve productivity. In view of the foregoing, this research contributes to the reflexion, analysis and assessment of the current situation at the Lumiar High School which should be undertaken urgently. For this purpose, the Lumiar High School Health Education Project was chosen as case study. Health promotion/education is one of such new functions recently attributed to schools. Through the evaluation of the Lumiar High School Health Education Project, key factors of the organizational culture of the school were identified, and the logics of action were established. Consequently, this contribution aims to help create the need for more reflexion on the activity carried out at school and on the roles of the agents involved. The decision to evaluate the Lumiar High School Health Education Project originated with the following thesis statement: How does the organizational culture of the school enable, or hinder, the success in achieving the goals of the Health Education Project? The theoretical background of the present research project includes studies on policies, regulation, organisations and logics of action within the health promotion schools. The adopted methodology includes document analysis and interviews of the key agents. It was possible to answer the thesis question and fulfil initial objectives.