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Alfabetizar para transformar : diversidade de práticas

Author(s): Gonçalves, Ana Rita Paulista, 1988- cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7693

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Educação de adultos - Portugal; Economia regional; Associativismo - Portugal; Alfabetização de adultos; Relatórios de estágio de mestrado - 2012


Description
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O presente relatório é resultado do estágio curricular realizado, durante nove meses, na Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar integrado no Mestrado em Ciências da Educação, na área da Formação de Adultos. O estágio teve como principal objectivo a intervenção em diferentes actividades inseridas no âmbito do desenvolvimento local e na intervenção comunitária, centrando-se, essencialmente, em torno da acção de Alfabetização de Adultos. Todas as actividades desenvolvidas foram divididas em duas categorias distintas, consoante o grau de importância no que concerne ao projecto de estágio: estruturantes e de imersão. As actividades estruturantes referem-se às sessões de Alfabetização de Adultos e Apoio Extra-Escolar. As actividades de imersão são todas aquelas que são paralelas às estruturantes, as quais dizem respeito à participação em acções relacionadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação, a Rede de Voluntariado, o Acompanhamento Social, o Artesanato e a outras de carácter pontual. É neste sentido que as associações devem e podem ser fortes instrumentos para o desenvolvimento de determinadas comunidades. As actividades desenvolvidas, enquadradas no estágio, basearam-se no referente de Educação de Adultos, uma vez que todas visam a transformação da sociedade através de uma intervenção de cariz socioeducativo. A alfabetização de adultos deve responder às exigências do contexto em que está inserida e centrar-se numa pedagogia libertadora que visa a transformação das pessoas, ensinando-as a ler o mundo através da utilização de práticas diversificadas. Deste modo, é importante ter em conta o perfil do alfabetizador e não limitar a prática alfabetizadora apenas a uma lógica de certificação escolar. The present report is the result of a nine month curricular internship integrated in the Masters of Science in Education in the area of Adult Education, done in Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar. The main purpose of the internship was intervene in diferent activities inserted in the scope of the local development and communitarian intervention, focusing, essentially in the adult literacy action. Every activity developed was divided in two different categories according to the degree of importance regarding the internship project: structuring and immersion. The structuring activities refer to sessions of literacy of adults and extra-curricular support. The immersion activities are parallel to the structuring ones, concerning the participation in actions related with the Information an Communication Technologies, the Volunteering Net, the Social Attendance, the Handicraft and other punctual ones. It is in this sense that associations can and must be strong instruments in the development of certain communities. The activities developed, framed in the internship, were based in the referent of Adults Education, since they all aim to the transformation of society through a socio-educative intervention. Adults Literacy must respond to the demands of the context in which it operates and be centered in a freeing pedagogy that aims the transformation of people, teaching them to read the world using diverse practices. Thus, it is important to take into account the profile of the educator and to not reduce the literacy practice to a simple scholar certification logic.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cavaco, Carmen, 1970-
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