Autor(es):
Pires, Maria Celina de Sousa Rebelo Lopes, 1961-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7679
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de professores - Portugal; Necessidades de formação; Formação de adultos; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 A presente dissertação, realizada no âmbito do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de
Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em Formação de
Professores, incide sobre as necessidades de formação dos professores dos Cursos de
Educação e Formação (CEF), criados para, entre outros objetivos, possibilitar uma
segunda oportunidade aos jovens marcados pelo abandono escolar precoce.
O estudo empírico que apresentamos, de natureza exploratória, inscreve-se nas
perspetivas de investigação interpretativa e desenvolveu-se a partir de dez entrevistas
semidiretivas a professores cuja atividade profissional se realiza num contexto de um
CEF. Pretendemos auscultar o pensamento de professores sobre preocupações,
dificuldades e interesses de formação que consideram ter pelo facto de, tendo sido
preparados fundamentalmente para lecionar em cursos do Ensino Básico, serem
colocados perante uma realidade nova quer relativamente ao tipo de público estudantil,
quer relativamente às práticas curriculares requeridas pelos normativos. Do conjunto de
variáveis que parecem marcar a diferença escolhemos trabalhar a relação pedagógica: a
idade, o passado escolar, o enquadramento motivacional dos alunos destes cursos levanos
a pensar que a relação pedagógica pode constituir não apenas uma dimensão
fundamental do sucesso do ensino como também uma área de maior dificuldade para os
professores.
As entrevistas realizadas e analisadas no seu conteúdo permitem-nos dizer que os
professores estão cientes das exigências que a prática de ensino nos CEF requer,
nomeadamente por ser um ensino menos rotinado, impondo maior centração no aluno e
uma relação pedagógica mais individualizada. Também nos evidenciam que os mesmos
professores pensam ser necessária formação contínua para o desempenho de papéis
como o de conselheiro, orientador e de gestor do currículo salientando ainda a
necessidade de aquisição de competências em estratégias específicas para intervir neste
também específico contexto educativos que são os CEF. This thesis falls in the area of the Cycle of Studies Leading a Master Degree in
Educational Sciences, in the area of the specialization in Teachers´s Training; it covers
its needs in the area of Education and Training Courses (CEF), which were created in
order to, among other things, allow second chances to those young students a step away
from abandoning too early their schools.
This study, empiric based and of an exploratory nature, falls in the area of interpretative
paradigms and came up as the result of ten semi-directive interviews placed to teachers
whose professional activity is CEF centric. It was our purpose to listen to their concerns
related to worries, difficulties and training needs which they already experienced due to
the fact that, having been trained to deal with Middle School students, they had to face
a completely different context either concerning the kind of students and the required
curricular methods. This conjunction of things mark the difference: we chose to deal
with the following pedagogic relationships - their age, their school background, their
motivational framework - which led us to the conclusion that the given pedagogical
relationship might stand not only as a the main dimension of success in education but
also as an area of major concern for teachers.
Through the analysis of the content of the interviews we are able to say that the teachers
are well aware of the special needs required by the special nature of this teaching way at
the CEF, specially because it is a teaching way less based on a routine basis, student
centered and obliging to more personal pedagogic relationship. The interviewed
teachers also stressed that some kind of continuous in-training is needed in order to
achieve better performances as counselors, leaders and curricula managers, besides a
need of special strategic competences in order to deal in such educational environments
as the CEF.