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Associações de base local : um contributo para o desenvolvimento local e comuni...

Autor(es): Lacerda, Tânia Pereira de, 1988- cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7677

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Relação escola-família; Economia regional; Relação escola-comunidade; Relatórios de estágio de mestrado - 2012


Descrição
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O presente relatório relata o estágio curricular realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Administração Educacional. O estágio foi desenvolvido durante o ano letivo de 2011/2012, na Associação de Residentes do Alto do Lumiar e na Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Lumiar. Ao longo deste percurso, foram desenvolvidas várias atividades que possibilitaram não apenas a aquisição de novas competências, nomeadamente na área da gestão, coordenação e planificação de projetos, bem como a aplicação prática de conhecimentos e competências adquiridas ao longo da formação em Ciências da Educação. Ao longo da minha estadia nas Associações acima citadas e do desenvolvimento do estágio curricular foi possível identificar algumas situações problemáticas com as quais as associações se debatiam, nomeadamente a frágil relação entre a escola, a família e a comunidade. Assim sendo, procurou-se, através de um projeto de intervenção – apresentado na parte final deste relatório – colmatar esta fragilidade e propor atividades que estimulassem e proporcionassem uma relação mais ativa entre estes atores educativos. Um dos grandes papéis das associações de base local é o de auxiliar o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas, procurando melhorar as condições de vida da sociedade, respondendo simultaneamente às necessidades sentidas pela mesma dentro do contexto específico do território. Deste modo, o presente relatório tem como pano de fundo o papel das associações de base local perante o desenvolvimento local e comunitário. The present report describes the curricular internship related to the Master’s degree in Sciences of Education, with specialization in the field of Education Administration. The internship took place during the school year 2011/2012, in the Associação de Residentes do Alto do Lumiar and in the Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Lumiar. Throughout this course a multitude of tasks were developed that allowed the acquisition of new competences, with focus in planning and organizing tasks. Furthermore this internship made it possible to apply the previously acquired academic/theoretical knowledge in a real situation. Throughout the internship in the previously referred Associations it became possible to identify some problematic situations against which the associations struggled, namely the fragile relationship between school, family and community. Therefore, an intervention project was designed to suppress that flaw, by proposing activities that could stimulate and possibly create a more active relationship between these educational actors. One of the major roles of the associations of local development is assisting in the development of the communities in which they are inserted, seeking ways to improve the life conditions of the society, while providing answers to the needs that are felt by that same society within that territory’s specific context. Therefore the present report has as as a background the role of these associations of local development and the influences they may have over the local and communitary development.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Carvalho, Luís Miguel, 1960-
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