Document details

Formação contínua e desenvolvimento profissional de educadores de infância no M...

Author(s): Silva, Ana Sofia Moreira da, 1982- cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7607

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Supervisão; Formação de educadores de infância; Movimento da Escola Moderna; Desenvolvimento profissional - Portugal; Teses de mestrado - 2012


Description
Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O presente estudo, de natureza essencialmente qualitativa, centrando-se em procedimentos interpretativos de análise e interpretação de dados, tem como principais objetivos compreender as representações de supervisão de um conjunto de Educadores de Infância envolvidos numa Oficina de Iniciação ao Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna no ano de 2010, e identificar e descrever as estratégias de supervisão utilizadas pelas formadoras no decorrer da Oficina. Complementarmente, foi realizado um estudo aprofundado com quatro dos formandos envolvidos na Oficina, com o objetivo de compreender quais as mudanças ocorridas ao nível da representação de supervisão e ao nível das perceções de práticas, no final da formação. O estudo aponta para a importância da supervisão no desenvolvimento profissional. De acordo com os participantes neste estudo, a finalidade da supervisão visa apoiar, orientar a prática, facilitar e coordenar o processo do grupo. De uma forma geral, os formandos valorizam a interação através do diálogo e dão importância à partilha de experiências e dificuldades. No que diz respeito às abordagens supervisivas, os dados apontam para alguma diversidade nas práticas utilizadas pelas diferentes formadoras. No início da formação duas das formadoras (P2 e P3) utilizaram uma estratégia essencialmente transmissiva, observando-se no entanto, ao longo das sessões uma crescente interação com os formandos. Verificou-se ainda que a abordagem supervisiva utilizada pela terceira formadora (P4) se baseou numa relação de ajuda e colaboração, onde a reflexão na e sobre a ação ajudaram e incentivaram os formandos na melhoria das práticas pedagógicas, caracterizando-se a sua abordagem como Reflexiva e Dialógica. No que diz respeito ao estudo aprofundado, os dados apontam para a ocorrência de mudanças nas perceções ao nível da prática e nas representações de supervisão, em pelo menos três dos quatro entrevistados. O presente estudo visou contribuir para o desenvolvimento da formação contínua e para a reflexão sobre as práticas supervisivas e formativas dos formadores da Oficina do Movimento da Escola Moderna e de todos os formadores. The present study, with a qualitative nature and focused on interpretive data analysis, has the main objectives to understand the representation of supervision on a group of kindergarden teachers, involved in a Workshop on Initiating on Teaching Model of Movimento da Escola Moderna, in 2010, and to identify and describe the supervision strategies used by the workshop teachers. In addition, it was realized an in-depth study with four of the teachers involved with the workshop, with the main objective of understanding the changes occurred on teachers’ representation on supervision and their perception about the practices at the end of the training. The study points to the importance of supervision in professional development. According to teachers involved in workshop, the purpose of supervision is to support, to guide the practice, to facilitate and coordinate the group process. In general, they value the interaction through dialogue and give importance to sharing experiences and difficulties. About the supervisional approaches the data indicates that there is some diversity between the workshop teachers. In the beginning of the workshop, P2 and P3 used an expositive strategy, but throughout the sessions they begin to interact more with students. It was also found that the P4 supervision approach was based on a collaborative and supportive relation, where the reflection in and on the action helped and encouraged the teachers involved to improve their teaching practices. This workshop teacher used an approach that could be characterized as Dialogic and Reflective. Concerning the more detailed study, data seems to indicate that the workshop promoted some changes on teachers perceptions about their practice and their representations on supervision, at least in three of the four respondents. The present study aimed to contribute to the development of in-service teaching and to the reflexion on supervision and formative practices of the workshop teachers of the Movimento da Escola Moderna and of all the other teachers trainers.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Galvão, Cecília, 1955-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU