Document details

CEF sucesso ou utopia?

Author(s): Fernandes, Eva Paula Rodrigues, 1957- cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7564

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Formação de adultos - Portugal; Insucesso escolar; Abandono escolar; Trabalhos de projecto de mestrado - 2012


Description
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O presente estudo resultou de um trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação Formação de Adultos e Jovens Pouco Escolarizados e tem como objetivo geral, a constituição de um espaço e um tempo de autoformação, apoiado em três objetivos específicos: a elaboração de uma narrativa biográfica centrada no percurso profissional, a elaboração de um discurso sobre o Campo da Educação de Adultos, através de elementos teóricos de referência e por último a elaboração de um diagnóstico e uma proposta de intervenção, através de uma incursão empírica, centrada num domínio de atividade profissional. A narrativa biográfica relata os acontecimentos marcantes ao longo da vida e as suas repercussões na formação atual, de professora/formadora. O segundo capítulo contextualiza a Educação de Adultos, e as suas repercussões na educação de jovens, no prisma de vários autores consagrados nesta temática, por último a incursão empírica que analisa a organização e o funcionamento dos Cursos de Educação e Formação, assim como, a análise da perceção dos alunos envolvidos. Cette étude est le résultat d´un travail de projet développ é pour la Maîtrise en Sciences de l´Education Formation de Adultes et Jeunes peu scolarisés et a comme objectif la construction d´un espace et d´un temps pour se former, avec l´appui de trois objectifs spécifiques: l´élaboration d´une narrative biographique centrée sur un parcours profissionnel, l´élaboration d´un discours sur l´Education des Adultes, à travers des éléments théoriques et pour finir l´élaboration d´une proposition d´intervention à travers l´étude d´un cas spécifique dans une école. La narrative biographique se relacionne avec les moments marcants, au long de la vie et ses répercutions dans la vie professionnelle. Le deuxième chapitre,aborde l´Education des Adultes, à partir de la perception de différents auteurs, pour finir nous irons analyser l´organisation et le fonctionnement d´un cours d´éducation et formation, ainsi que la perception des élèves qui l´ont fréquenté.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cavaco, Carmen, 1970-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU