Author(s):
Fernandes, Eva Paula Rodrigues, 1957-
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7564
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Formação de adultos - Portugal; Insucesso escolar; Abandono escolar; Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Description
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O presente estudo resultou de um trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do
Mestrado em Ciências da Educação Formação de Adultos e Jovens Pouco Escolarizados
e tem como objetivo geral, a constituição de um espaço e um tempo de autoformação,
apoiado em três objetivos específicos: a elaboração de uma narrativa biográfica centrada
no percurso profissional, a elaboração de um discurso sobre o Campo da Educação de
Adultos, através de elementos teóricos de referência e por último a elaboração de um
diagnóstico e uma proposta de intervenção, através de uma incursão empírica, centrada
num domínio de atividade profissional. A narrativa biográfica relata os acontecimentos
marcantes ao longo da vida e as suas repercussões na formação atual, de
professora/formadora. O segundo capítulo contextualiza a Educação de Adultos, e as
suas repercussões na educação de jovens, no prisma de vários autores consagrados nesta
temática, por último a incursão empírica que analisa a organização e o funcionamento
dos Cursos de Educação e Formação, assim como, a análise da perceção dos alunos
envolvidos. Cette étude est le résultat d´un travail de projet développ é pour la Maîtrise en
Sciences de l´Education Formation de Adultes et Jeunes peu scolarisés et a comme
objectif la construction d´un espace et d´un temps pour se former, avec l´appui de trois
objectifs spécifiques: l´élaboration d´une narrative biographique centrée sur un parcours
profissionnel, l´élaboration d´un discours sur l´Education des Adultes, à travers des
éléments théoriques et pour finir l´élaboration d´une proposition d´intervention à
travers l´étude d´un cas spécifique dans une école. La narrative biographique se
relacionne avec les moments marcants, au long de la vie et ses répercutions dans la vie
professionnelle. Le deuxième chapitre,aborde l´Education des Adultes, à partir de la
perception de différents auteurs, pour finir nous irons analyser l´organisation et le
fonctionnement d´un cours d´éducation et formation, ainsi que la perception des élèves
qui l´ont fréquenté.