Author(s):
Olival, Alexandra de Aguiar, 1974-
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7462
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Didáctica das ciências; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Simulações; Teses de mestrado - 2011
Description
Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 Este projecto, teve como objectivo explorar as potencialidades das TIC (Tecnologias de
Informação e Comunicação) na aprendizagem em física no que respeita aos conceitos
associados ao tema “Comunicações”, na área curricular disciplinar de Físico-Química A,
do 11.º ano.
As actividades desenvolvidas no âmbito da exploração do referido tema, entre Dezembro
de 2010 e Fevereiro de 2011 incluíram a utilização de simuladores na área da física, a
exploração de apresentações em PowerPoint, a utilização da plataforma Moodle da escola
– Projecto Sala Aberta – e a utilização de recursos gráficos e informáticos.
A avaliação da eficácia das actividades seleccionadas foi realizada recorrendo a um
conjunto de técnicas de recolha de dados, tais como questionários, mapas de conceitos,
mapas de observação e os resultados académicos, nos temas relacionados com o tema
seleccionado.
Os resultados obtidos indicam que, no caso em estudo, a utilização das ferramentas
TIC foi eficaz, tanto ao nível como na qualidade da aprendizagem dos alunos. The goal of this Project was the exploration of the potential of the usage of Information
and Communication Technologies, for physics teaching, specifically the subject of
“Communications”, within the curriculum of Physics-Chemistry A, 11th grade.
The Project took place between December, 2010, and February, 2011. It included the
usage of physics simulators, the exploration of PowerPoint presentations, the usage of the
school’s Moodle Platform, and several other computer and graphic resources.
The evaluation of the effectiveness of the selected tools was done resorting to several data
gathering techniques, such as questionnaires, concept maps, observation sheets, and the
academic results on the subjects selected.
The results show, in the studied case, that the usage of Information and Communication
Technologies tools was effective, both regarding the level and the quality of the students
learning.