Detalhes do Documento

O papel das TIC na compreensão dos conceitos associados ao tema "Comunicações" ...

Autor(es): Olival, Alexandra de Aguiar, 1974- cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7462

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Didáctica das ciências; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Simulações; Teses de mestrado - 2011


Descrição
Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 Este projecto, teve como objectivo explorar as potencialidades das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na aprendizagem em física no que respeita aos conceitos associados ao tema “Comunicações”, na área curricular disciplinar de Físico-Química A, do 11.º ano. As actividades desenvolvidas no âmbito da exploração do referido tema, entre Dezembro de 2010 e Fevereiro de 2011 incluíram a utilização de simuladores na área da física, a exploração de apresentações em PowerPoint, a utilização da plataforma Moodle da escola – Projecto Sala Aberta – e a utilização de recursos gráficos e informáticos. A avaliação da eficácia das actividades seleccionadas foi realizada recorrendo a um conjunto de técnicas de recolha de dados, tais como questionários, mapas de conceitos, mapas de observação e os resultados académicos, nos temas relacionados com o tema seleccionado. Os resultados obtidos indicam que, no caso em estudo, a utilização das ferramentas TIC foi eficaz, tanto ao nível como na qualidade da aprendizagem dos alunos. The goal of this Project was the exploration of the potential of the usage of Information and Communication Technologies, for physics teaching, specifically the subject of “Communications”, within the curriculum of Physics-Chemistry A, 11th grade. The Project took place between December, 2010, and February, 2011. It included the usage of physics simulators, the exploration of PowerPoint presentations, the usage of the school’s Moodle Platform, and several other computer and graphic resources. The evaluation of the effectiveness of the selected tools was done resorting to several data gathering techniques, such as questionnaires, concept maps, observation sheets, and the academic results on the subjects selected. The results show, in the studied case, that the usage of Information and Communication Technologies tools was effective, both regarding the level and the quality of the students learning.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Chagas, Isabel, 1952-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia