Author(s):
Guerra, Susana Nadais, 1970-
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7458
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Novas tecnologias da informação e da comunicação; Ensino da economia; Motivação; Ensino secundário (11º ano); Relatório da prática de ensino supervisionada - 2012
Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012 Este trabalho apresenta o relato da prática letiva supervisionada de quatro aulas
de economia A, ao 11.º ano da Escola Secundária Anselmo de Andrade, unidade 11 –
“A intervenção do Estado na Economia”. Reflete sobre a viabilidade da implementação
de estratégias de ensino e aprendizagem com recurso às TIC como forma de motivar os
alunos e consequentemente alcançar os objetivos estipulados no programa de
economia A.
A questão de investigação decorre da prática letiva supervisionada e da
observação de aulas realizadas no 3.º semestre: Como recorrer às TIC na motivação
dos alunos e na prossecução dos objetivos estipulados no programa de economia,
fomentando o seu envolvimento na construção do conhecimento, particularmente na
unidade didática 11?
Para enquadramento concetual, aborda-se a evolução e integração das TIC no
Sistema Educativo em Portugal e na Europa. Faz-se também uma breve revisão de
literatura, procurando-se analisar a influência de algumas teorias do conhecimento
que concorrem para o construtivismo e da forma como as mesmas contribuem para a
criação de ambientes de aprendizagem de partilha e de reflexão.
O trabalho de investigação recorre à metodologia do tipo qualitativo, exploratório
e descritivo, que incidiu nas estratégias com o recurso às TIC utilizadas ao longo da
prática letiva supervisionada.
Os resultados evidenciam que os alunos se sentem mais motivados ao longo das
aulas em que os professores utilizam estratégias que incluem o recurso às TIC,
nomeadamente: apresentação dos conteúdos programáticos em power point,
visionamento de vídeos e pesquisas realizadas em grupo, de modo a promover
momentos de partilha e reflexão. This report presents an account of the supervised teaching practice of four
economics lessons to the eleventh graders of the Secondary School Anselmo de
Andrade, unit 11 – “The state intervention in the economy”. Reflects on the feasibility
of implementing strategies for teaching and learning using ICT as a way to motivate
students and consequently achieve the objectives stipulated in the program of
economics A.
The research question arises from the supervised teaching practice and classroom
observation conducted in 3th semester: How to make use of ICT in student motivation
and achievement of program objectives stipulated in the economy, encouraging their
involvement in the construction of knowledge, particularly the teaching didactic unit
11?
The conceptual framework discusses the evolution and integration of ICT into the
education system in Portugal and Europe. It also presents a brief literature review,
aiming to analyze the influence of some theories of knowledge approaching the
constructivism and how they contribute to the creation of learning environments for
sharing and reflection.
The research uses a qualitative, exploratory and descriptive methodology, focusing
on strategies with the use of ICT used throughout the supervised teaching practice.
The results show that students feel more motivated in classes in which teachers
use strategies that include the use of ICT, such as power point presentations, video
viewing and group research, to promote moments of sharing and reflection.