Author(s):
Almeida, Inês, 1986-
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7389
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Educação artística; Artes visuais; Livros de artista; Desenvolvimento das competências; Criatividade; Imaginação; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Tese de mestrado, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012 O presente Relatório, elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e Secundário, é referente à prática de ensino supervisionada desenvolvida na Escola Secundária da Portela, numa turma do 12º ano. O objetivo desta reflexão acolhe o Livro de Artista como ferramenta pedagógica, promotor do desenvolvimento de competências de imaginação e de criatividade. A problemática escolhida neste projeto teve em conta o contexto educativo envolvente, uma vez que os alunos apresentavam frágeis competências criativas e um imaginário limitado. Dedicadas à agilização do pensamento criativo, as primeiras aulas efetuaram-se com o intuito de estimular aptidões criativas de fluidez, flexibilidade, originalidade e elaboração, de modo a facilitar as fases de concetualização e realização dos trabalhos dos alunos. Como estratégias de ensino teve-se em conta a aproximação ao mundo dos livros, a realização de visitas de estudo, o contacto direto com obras de arte relevantes, a utilização de um blogue de apoio, a utilização de materiais e suportes diversificados para as produções plásticas e a reflexão em grupo sobre o processo e os resultados dos trabalhos desenvolvidos. This report, produced within the scope of the Masters degree in Art Education refers to the supervised teaching internship carried out with a 12th grade class at Portela Secondary School. The main aim of this reflection welcomes the Artist’s Book as a pedagogic tool, enabling the development of imagination and creativity skills. The chosen theme for this project was taken into account due to the educational environment, as the students’ creative skills and imagination were found to be quite weak and limited. The first classes were dedicated to streamlining creative thinking, with the intent to foster creative aptitudes such as fluidity, flexibility, originality and development, which the students would use both in the conceptualization stage as well as in the execution stage. The teaching strategies kept in mind were the convergence towards the world of books, field trips in which direct contact with relevant art works was sought out, the use of a supplementary online blog, the use of diverse materials and mediums for the final pieces and group reflection about the developed works.