Detalhes do Documento

Contributos para a compreensão do «efeito professor TEIP»: proposta de um progr...

Autor(es): Melo, Benedita Portugal e cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7364

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP); «Efeito professor»; Relação ensino-aprendizagem


Descrição
A partir de questões analisadas em investigações anteriores (Melo, 2009 e Melo, 2010), o presente artigo apresenta uma proposta de programa de pesquisa que possibilite detectar «efeitos professor» que traduzam boas práticas organizacionais e pedagógicas nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Sugerem-se, assim, três linhas de investigação: i) análise da relação ensino-aprendizagem nos TEIP e variáveis que caracterizam os «bons professores»; ii) identificação do tipo de cultura organizacional, modelos de liderança e gestão; iii) estudo das representações dos alunos face às estratégias pedagógicas dos seus professores. Por fim, indica-se uma estratégia metodológica mista adequada à obtenção de resultados passíveis de virem a ser generalizados ao universo das escolas TEIP.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia