Detalhes do Documento

Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e t...

Autor(es): Vieira, Maria Manuel, 1957- cv logo 1 ; Pappámikail, Lia, 1977- cv logo 2 ; Nunes, Cátia cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7336

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Sucesso escolar; Escolhas escolares


Descrição
A obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida — a adolescência — caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia