Document details

Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e t...

Author(s): Vieira, Maria Manuel, 1957- cv logo 1 ; Pappámikail, Lia, 1977- cv logo 2 ; Nunes, Cátia cv logo 3

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7336

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Sucesso escolar; Escolhas escolares


Description
A obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida — a adolescência — caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU