Autor(es):
Duarte, Andreia Filipa Ribeiro
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/732
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Suporte social; Cidadania organizacional; Motivação; Teses de mestrado - 2008
Descrição
Tese de mestrado integrado em Psicologia (Secção de Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008 O presente estudo tem como intuito testar o processo motivacional através de uma amostra constituída por enfermeiros. O modelo tido como base de análise foi o Job Demands Resources Model, o qual postula a existência de um processo responsável pelo bem-estar e engagement dos trabalhadores. As variáveis incluídas neste estudo foram o engagement, o suporte social e os comportamentos de cidadania organizacional (CCO's). Foram colocadas as seguintes hipóteses: elevados níveis de suporte social tendem a estar associados positivamente com o engagement, nomeadamente com as dimensões vigor e dedicação (H1); elevados níveis de suporte social tendem a estar associados a CCO's (H2); e, ainda, o engagement mediara a relação entre o suporte social e os CCO's (H3). Os resultados demonstraram que H1 e H2 foram parcialmente corroboradas, sendo que H3 não pode ser testada devido a ausência de uma condição para a existência de uma relação de mediação. Assim, conclui-se que a disponibilidade de recursos e fundamental para a existência de engagement, que o suporte social (nomeadamente do supervisor) e uma variável determinante ao nível de resultados organizacionais, como os CCO's, e, ainda, que uma explicação para esta relação poderá residir na Norma da Equidade e Principio da Reciprocidade. This study has the objective to test the motivational process based in a nurses sample. The model used for analysis was the Job Demands-Resources Model, that postulates the existence of a process responsible for the workers well being and engagement. The variables included in this study were engagement, social support and organizational citizenship behaviours (OCB's). Were formulated three hypotheses: high levels of social support tend to be positively associated with engagement, namely, with vigor and dedication (H1); high levels of social support tend to be associated with OCB's (H2); and, finally, engagement will mediate the relationship between social support and OCB's (H3). The results show that H1 and H2 were partially confirmed and that H3 could not be tested, because of a absence for the existence of a mediation relationship. Therefore, it was concluded that the availability of resources was fundamental for the existence of engagement, that social support (namely supervisor social support) was an important determinant of organizational results, like OCB's and that an explanation for this relationship could be the Equity Norm and Reciprocity Principle.