Autor(es):
Silva, Valter Manuel Ribeiro da, 1973-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7162
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Certificação de competências; Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Descrição
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente trabalho é constituído por três capítulos que estão ligados entre si pela minha experiência como formador das áreas de Linguagem e Comunicação e de Cidadania e Empregabilidade no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. No primeiro capítulo, procurei abordar a génese da formação de adultos, não descurando em realçar o domínio do sistema escolar como estando na base do surgimento de outras modalidades de aprendizagem, valorizando o indivíduo. No segundo capítulo, apresento a narrativa biográfica onde sinalizo os momentos mais importantes da minha vida profissional. Trata-se de uma reflexão onde procurei entender o percurso que me levou a ser o formador de adultos que sou hoje. No terceiro, e último capítulo, abordo a temática que dá título a este trabalho. Foi a primeira vez que coloquei no papel o que, sistematicamente, faço em pensamento – reflectir sobre a minha forma de trabalhar. Este trabalho de reflexão sobre as minhas práticas profissionais foi muito importante para saber como realizo o meu trabalho de auxiliar os adultos a alcançar algumas etapas no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e melhorar esse exercício. The present academic work consists of three chapters that are linked with the global idea of my personal experience as a trainer in the skills recognition process. In the first chapter I intended to approach the beginning of the field of adult education, bearing in mind that the weakening of the hegemonic role of school was responsible for the sprouting of other forms of learning. The second chapter is where my biographical narrative is inserted. Here I enhance important moments from my professional life, this is a very important chapter because I searched for answers for the passage I took to become the adult’s trainer I am today. The third and last chapter is the chapter where write about the theme of all this academic exercise. For the first time I am able to put into words what I, systematically, cogitate about my performance as a trainer. This reflection work about my professional performance was very important to understand how I carry out my work and, more importantly, learn how to improve myself.