Document details

Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências

Author(s): Ramos, Teresa cv logo 1 ; Boavida, Ana Maria cv logo 2 ; Oliveira, Hélia cv logo 3

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7078

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Pensamento algébrico; Generalização; Pensamento funcional; Sequências


Description
É inquestionável a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade. Neste âmbito, a exploração de sequências é um meio privilegiado de promover o pensamento funcional, permitindo a expressão de generalizações em linguagem natural. Neste texto analisa-se a actividade de alunos do 2.º ano numa tarefa de exploração de uma sequência crescente. Os resultados indiciam que a maior parte resolve com facilidade questões de generalização próxima usando estratégias de representação e contagem. Nas de generalização distante sentem mais dificuldades e recorrem a outras estratégias resultantes da forma como visualizam as figuras da sequência.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU