Autor(es):
Madeira, Ana Isabel, 1963-
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7063
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Educação comparada; História da educação - Moçambique - séc.19-20; Teses de doutoramento - 2007
Descrição
Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Educação Comparada), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007 O objecto de análise deste trabalho são os discursos produzidos em torno da educação,
do ensino e da escola no horizonte temporal que compreende as datas limite 1850-1950.
Estes discursos constituem parte integrante do empreendimento colonial, sendo
esboçados em enunciados acerca das finalidades, objectivos e funções da socialização
escolar. O projecto de tese tem por horizonte a descrição destes enunciados para
analisar as transformações e apropriações de que são objecto os discursos sobre a
educação, o ensino e a escola nas colónias africanas. É a partir dessa descrição que se
analisa a composição interna do saber construído acerca da educação colonial e o modo
como ele dá lugar a um conjunto de estratégias destinadas a regular as práticas — dos
governos, das instituições, dos grupos, dos indivíduos. Os enunciados sobre a educação,
o ensino e a escola referem-se à região de acontecimentos que liga entre si os espaços
metropolitanos aos coloniais envolvendo três unidades linguísticas distintas: o universo
lusófono, o anglo-saxónico e o francófono. Eles planos de análise, formalmente
distintos uns dos outros, encontram-se ligados entre si por dois processos dialogantes.
Por um lado, os mecanismos de difusão de modelos estandardizados de organização
educacional à escala global, que promovem a internacionalização e a integração supranacional
das estruturas educativas; por outro, os mecanismos de recepção específicos
associados à indigenação destes pressupostos culturais, adaptando-os à diversificação
intra-nacional e a configurações regionais e locais particulares. O trabalho de tese
assenta no cruzamento da perspectiva histórica com a da educação comparada matriz
segundo a qual se procura construir um olhar alternativo onde os sentidos da história
possam exprimir-se, não segundo uma única e inexorável direcção, mas no registo da
contingência e da descontinuidade. This paper analyses the discourses produced with regard to education, teaching and the
school in the 1850-1950 time period. These discourses are an integral part of the
colonial enterprise, with carefully drawn up goals, objectives and functions of school
socialisation. This thesis aims to describe these policies and analyse the transformations
and appropriations that are the object of discourses concerning education, teaching and
the school in the African colonies. Based on this description an analysis is carried out of
the internal make-up of the constructed knowledge on colonial education and the way it
paves the way to a set of strategies put in place to regulate the practices of the
governments, institutions, groups and individuals. The policies on education, teaching
and the school refer to the region of events that link the mother country cities and the
colonies encompassing three different linguistic units: the Portuguese-speaking world,
the English-speaking world and the French-speaking world. These plans of analysis,
formally different from one another, are interconnected through two dialogue processes.
On the one hand the mechanisms of dissemination of standardised models of
educational organisation on a global scale, which promote the internationalisation and
supra-national integration of the educational structures; on the other hand, the mechanisms of reception specifically associated with the indigenation of these cultural
presuppositions, adapting them to the intra-national diversification, regional set-ups and
local particularities. This thesis is based on cross-referencing the historical perspective
with the compared education perspective framework in order to seek an alternative look
whereby the meanings of history can be expressed not in accordance with a single and
inexorable direction, but rather in the register of contingence and discontinuity.