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Desenho, tipografia e publicidade: o caso do modernismo português

Author(s): Rodrigues, Sofia Leal cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7023

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Desenho; Ilustração; Tipografia; Publicidade; Modernismo


Description
A presente tese começa por explorar a preponderância do desenho – matriz de todas as artes – no desenvolvimento de um pensamento em design. Nascido numa cultura oitocentista que encontra no desenho uma ferramenta para reabilitar o objecto tridimensional, o conceito de design depressa se bipolariza. No desenvolvimento do processo, a tipografia e as artes gráficas assumem uma importância fundamental na génese de um pensamento em design gráfico. Condicionadas em Portugal a vicissitudes várias, as artes gráficas vão essencialmente ganhar um novo dinamismo com os ilustradores modernistas e o seu trabalho publicitário. Feita essencialmente por artistas plásticos que se dedicam a outras actividades como forma de subsistência, a publicidade converte-se num elemento estruturante de uma novíssima área artística: o design gráfico. Nascida de uma ânsia consumista, permeada pela vasta proliferação de publicações periódicas publicadas nos primórdios de novecentos, a publicidade apodera-se do desenho, da ilustração, do lettering e da tipografia, assumindo-os como peças incontornáveis do seu sistema comunicativo.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
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