Detalhes do Documento

Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC

Autor(es): Almeida, Ana Isabel André da Silva, 1979- cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7000

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Ensino da informática; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Tecnologia educativa; GPS; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012


Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O projeto “Descobrir Belém...georreferenciando-a” foi desenvolvido na turma do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Secundária de Sacavém na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, no módulo “Criação de Páginas Web”. Os objetivos gerais do projeto foram: (i) os alunos fossem capazes de georreferenciar, a partir de telemóveis, os pontos de interesse turísticos de Belém, e (ii) procedessem à captação de fotografias com o intuito de integrar o material recolhido e editado, num Website e no Google Maps, de modo a valorizar o património cultural, histórico, gastronómico e lazer de Belém na Escola e no Mundo. Adotou-se uma metodologia de investigação segundo o paradigma pragmático, recorrendo-se a métodos quantitativos (questionários) e qualitativos (entrevistas) para avaliar o (a) cumprimento dos objetivos de aprendizagem; (b) desenvolvimento das competências previstas no currículo; (c) contributo do projeto para a alteração das conceções dos alunos em relação à disciplina. Os resultados enunciam que os objetivos de aprendizagem foram satisfatoriamente atingidos, que ocorreu um incremento na perceção global dos alunos das competências desenvolvidas e os mesmos revelaram um maior sentido de aplicabilidade e utilidade da disciplina e um acréscimo na utilização das ferramentas TIC. Considera-se que o recurso às Tecnologias Móveis e à Georreferenciação foi pertinente para o processo ensino-aprendizagem dos alunos na “Criação de Páginas Web”. The project "Descobrir Belém…georreferenciando-a" was developed in a 10th grade class of a Technical Vocational School of Tourism in Sacavém in the subject of Information and Communication Technologies (ICT), in the sub-subject "Creating Web Pages". The main purpose of the project were: (i) the students were able to georeference, from mobile phones, the tourist sights of Belem, and (ii) proceed a capture of photographs in order to integrate the collected and edited material in a Website and Google Maps, in order to enhance the cultural heritage, historic, gastronomic and leisure of Belem in the school and the World. We adopted a research methodology according to the pragmatic paradigm, making use of quantitative methods (questionnaires) and qualitative (interviews) to assess (a) achievement of learning objectives, (b) development of skills in the curriculum, (c) contributions of the project to change students conceptions regarding the ICT. The results state that the learning purposes were met satisfactorily, there was an increase in students overall perception of the skills developed and they showed a greater sense of applicability and usefulness of the ICT and an increase in the use of ICT tools. It is considered that the use of Mobile Technologies and the geotagging was relevant to the teaching-learning process of students in the sub-subject "Creating Web Pages".
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia