Autor(es):
Almeida, Ana Isabel André da Silva, 1979-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7000
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino da informática; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Tecnologia educativa; GPS; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O projeto “Descobrir Belém...georreferenciando-a” foi desenvolvido na turma do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Secundária de Sacavém na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, no módulo “Criação de Páginas Web”.
Os objetivos gerais do projeto foram: (i) os alunos fossem capazes de georreferenciar, a partir de telemóveis, os pontos de interesse turísticos de Belém, e (ii) procedessem à captação de fotografias com o intuito de integrar o material recolhido e editado, num Website e no Google Maps, de modo a valorizar o património cultural, histórico, gastronómico e lazer de Belém na Escola e no Mundo.
Adotou-se uma metodologia de investigação segundo o paradigma pragmático, recorrendo-se a métodos quantitativos (questionários) e qualitativos (entrevistas) para avaliar o (a) cumprimento dos objetivos de aprendizagem; (b) desenvolvimento das competências previstas no currículo; (c) contributo do projeto para a alteração das conceções dos alunos em relação à disciplina.
Os resultados enunciam que os objetivos de aprendizagem foram satisfatoriamente atingidos, que ocorreu um incremento na perceção global dos alunos das competências desenvolvidas e os mesmos revelaram um maior sentido de aplicabilidade e utilidade da disciplina e um acréscimo na utilização das ferramentas TIC. Considera-se que o recurso às Tecnologias Móveis e à Georreferenciação foi pertinente para o processo ensino-aprendizagem dos alunos na “Criação de Páginas Web”. The project "Descobrir Belém…georreferenciando-a" was developed in a 10th grade class of a Technical Vocational School of Tourism in Sacavém in the subject of Information and Communication Technologies (ICT), in the sub-subject "Creating Web Pages".
The main purpose of the project were: (i) the students were able to georeference, from mobile phones, the tourist sights of Belem, and (ii) proceed a capture of photographs in order to integrate the collected and edited material in a Website and Google Maps, in order to enhance the cultural heritage, historic, gastronomic and leisure of Belem in the school and the World.
We adopted a research methodology according to the pragmatic paradigm, making use of quantitative methods (questionnaires) and qualitative (interviews) to assess (a) achievement of learning objectives, (b) development of skills in the curriculum, (c) contributions of the project to change students conceptions regarding the ICT.
The results state that the learning purposes were met satisfactorily, there was an increase in students overall perception of the skills developed and they showed a greater sense of applicability and usefulness of the ICT and an increase in the use of ICT tools. It is considered that the use of Mobile Technologies and the geotagging was relevant to the teaching-learning process of students in the sub-subject "Creating Web Pages".
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-