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A arte cheia de graça: il libro del Cortegiano de Baldesar Castiglione

Author(s): Almeida, Jorge cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/6960

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Castiglione,Baldassare,1478-1529 - Crítica e interpretação; Literatura italiana - séc.15-16 - História e crítica; Estética - séc.15-16; Teses de mestrado - 2012


Description
Tese de mestrado, Teoria da Literatura, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012 Esta tese consiste numa reflexão sobre os conceitos de graça e sprezzatura na obra Il Libro del Cortegiano de Baldesar Castiglione e sobre a influência que estes tiveram sobre a teoria da arte do século XVI. Tentar-se-á demonstrar que no Cortegiano existe não só a disposição teórica dos mesmos conceitos, mas uma exemplificação dos mesmos na prática e de como esta é sempre mais importante, para os interesses de Castiglione, do que qualquer tipo de teoria. E, uma vez que Castiglione exemplifica em que consiste a graciosidade, será posta em questão a afirmação de Harry Berger Jr. segundo a qual o Cortegiano é um livro que evidencia um processo de “falling from grace”, pois creio que o Cortegiano está cheio da graça que Castiglione dizia ser característica da verdadeira arte. Será ainda discutida a legitimidade de dois lugares-comuns dos estudos sobre o Cortegiano: o suposto acaso responsável pelas ideias artísticas de Castiglione e também a ideia segundo a qual o Cortegiano é um livro de boas maneiras. Abstract: This dissertation consists of a reflection on the concepts of grace and sprezzatura present in Il Libro del Cortegiano, by Baldesar Castiglione, and how these influenced 16th century aesthetic theory. We will try to prove that Cortegiano not only presents a theoretical disposition of these concepts but also offers practical examples, and how these, in the eyes of Castiglione, are always more relevant than any kind of theory. In addition, we will address Castiglione‟s understanding of grace. By doing so, we will question Harry Berger Jr.‟s theory, according to which Cortegiano is a book that shows a “falling from grace”. For that matter, I will argue that Cortegiano is filled with the grace Castiglione said to be fundamental to true art. Finally, we will analyse the legitimacy of two commonplaces in Cortegiano studies: firstly, that Castiglione‟s artistic ideas are a matter of pure chance and secondly, the notion according to which Cortegiano is a book of good manners.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Figueiredo, João,1970-
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