Author(s):
Miguel, Cristina Alexandra Mata Martins
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/6949
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Língua portuguesa como língua estrangeira; Ensino de línguas; Manuais escolares; Competência comunicativa (Linguística); Estudos de género; Teses de mestrado - 2012
Description
Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012 Actualmente a sociedade é marcada pelo fenómeno da globalização, a que estão
subjacentes os encontros entre pessoas de distintas línguas e culturas. Para que a interacção
possa ser eficaz, emerge desta situação a necessidade de aprender línguas estrangeiras, o que
pressupõe o desenvolvimento da competência comunicativa em língua. Esta competência
engloba não só o conhecimento da língua como sistema formal, mas também do contexto
social e cultural.
Neste trabalho traçamos a importância da competência sociocultural e o papel da
cultura na história das metodologias do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras.
Partindo da premissa de que este processo envolve a utilização frequente dos manuais
escolares, que veiculam valores culturais da sociedade da língua-alvo, e de que a igualdade de
género é um dos Oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, procedemos à análise das
relações de género nos manuais de português como língua estrangeira.
Para esse fim centramo-nos nas actividades domésticas, nas actividades profissionais
e nas actividades de lazer realizadas por homens e mulheres, bem como nas personalidades de
referência da cultura portuguesa transmitidas num corpus que é constituído por 5 manuais
publicados por editoras portuguesas entre 2000 e 2009, cuja proficiência dos aprendentes se
situa nos níveis A1, A2 ou B2. O nosso objectivo é avaliar se as relações de géneros
veiculadas assentam nos princípios da igualdade e não discriminação e estão isentas de
estereótipos de género. Abstract: Actualmente la sociedad está marcada por el fenómeno de la globalización, a que
estan subyacentes los encuentros entre personas de diferentes culturas y lenguas. Para que la
interacción pueda resultar eficaz, emerge de esta situación la necesidad de aprender idiomas
extranjeros, lo que presupone el desarrollo de la competencia comunicativa en el idioma. Esta
competencia abarca no sólo el conocimiento de la lengua como sistema formal, sino también
del contexto social y cultural.
En este trabajo describimos la importancia de la competencia cultural y el papel de la
cultura en la historia de las metodologías de enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras.
Partiendo de la premisa de que este proceso implica el uso frecuente de los libros de texto,
que transmiten los valores culturales de la sociedad de la lengua meta, y que la igualdad de
género es uno de los Ocho Objetivos de desarrollo del Milenio, procedemos a un análisis de
las relaciones de género en los libros de texto de portugués como lengua extranjera.
Para eso centramos nuestro estudio en las actividades domésticas, actividades
profesionales y de ocio llevadas a cabo por hombres y mujeres, así como en las personas de
referencia de la cultura portuguesa transmitidas en un corpus que se compone de 5 manuales
publicados por editoriales portuguesas entre 2000 y 2009, cuyo nivel de los alumnos es A1,
A2 o B2. Nuestro objetivo es determinar si las relaciones de género publicadas se basan en los
principios de igualdad y no discriminación y están libres de estereotipos de género.