Author(s):
Oliveira, Paula Alexandra Ribeiro de
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/6920
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Empenhamento organizacional; Psicologia dos recursos humanos; Satisfação profissional; Teses de mestrado - 2012
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 Actualmente, no contexto de instabilidade em que as organizações se encontram, torna-se cada vez mais estratégico que estas apostem na satisfação profissional dos seus colaboradores, bem como no seu empenhamento organizacional de forma a fomentar o envolvimento com os objectivos e valores da organização. A presente investigação tem como objectivo estudar a relação entre Satisfação Profissional e Empenhamento Organizacional numa amostra de 52 colaboradores de uma unidade hoteleira. Foram utilizados o Inventário sobre a Satisfação Profissional e o Questionário sobre o Empenhamento Organizacional, tendo-se os resultados obtidos confirmado as hipóteses de investigação inicialmente formuladas, e consequentemente a relação entre os dois conceitos. Os resultados parecem, assim, traduzir que quanto mais satisfeitos, motivados, e envolvidos estiverem os colaboradores maior será o seu contributo para os resultados organizacionais, e o desejo de permanecerem na organização. Tecem-se ainda algumas considerações sobre limitações do presente estudo, o contributo para a implementação de práticas de recursos humanos, e sugerem-se futuras linhas de investigação. The context in which Organizations develop nowadays can be characterized by a growing climate of instability. As such Organizations that are concerned and foster the professional satisfaction and organizational commitment of their employees hold a strategic advantage as this may strengthen individual’s involvement to the organization’s values and objectives.
This research aims to study the relationship between Work Satisfaction and Organizational Commitment in a sample of 52 employees of a hotel unit. The Job Satisfaction Survey and Organizational Commitment Questionnaire were used and the results obtained confirmed the research hypotheses formulated, and thus there is a relation between the two concepts. The results seem to translate that the more satisfied, motivated, and involved employees are, the greater will be their contribution to organizational results, as well as their desire to remain in the organization. Some considerations about the limitations of this study, the contribution to the implementation of human resource practices, and suggestions for future research are proposed.