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Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das prá...

Autor(es): Nóvoa, António, 1954- cv logo 1

Data: 1999

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/690

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Educação; Discursos; Professores; Práticas pedagógicas


Descrição
Este artigo surge na sequência de uma palestra proferida na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no dia 20 de Maio de 1999. Uma versão deste texto foi publicada na revista espanhola Cuadernos de Pedagogía (nº 286, Dezembro de 1999) e na Revista Educação e pesquisa: Educ. Pesqui. vol.25 no.1 São Paulo Jan./June 1999) Escrito na sequência de uma Conferência proferida na Universidade de São Paulo, este artigo procura analisar a 'realidade discursiva' que marca grande parte dos textos sobre educação neste final de século. A chave de leitura do artigo é a lógica excesso-pobreza, aplicada ao exame da situação dos professores: i) do excesso da retórica política e dos mass-media à pobreza das políticas educativas; ii) o excesso das linguagens dos especialistas internacionais à pobreza dos programas de formação de professores; iii) do excesso do discurso científico-educacional à pobreza das práticas pedagógicas; iv) do excesso das 'vozes' dos professores à pobreza das práticas associativas docentes. Não recusando um pensamento 'utópico', o autor critica as análises 'prospectivas' que revelam um 'excesso de futuro' que é, ao mesmo tempo, um 'défice de presente'. Rédigé à la suite d'une Conférence donnée à l'Université de São Paulo, cet article cherche à analyser la 'réalité discursive' qui marque la plupart des textes sur l'éducation dans cette fin de siècle. La clef de lecture de l'article est le couple excès-pauvreté, appliqué à l'examen de la situation des enseignants: i) de l'excès de la rhétorique politique et des mass-media à la pauvreté des politiques éducatives; ii) de l'excès des langages des experts internationaux à la pauvreté des programmes de formation des enseignants; iii) de l'excès du discours scientifique-éducationnel à la pauvreté des pratiques pédagogiques; iv) de l'excès des 'voix' des enseignants à la pauvreté des pratiques associatives des enseignants. Ne refusant pas une pensée 'utopique', l'auteur critique les analyses 'prospectives' qui sont porteuses d'un 'excès d'avenir' qui est, en même temps, un 'déficit de présent'.
Tipo de Documento Preprint
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