Autor(es):
Roda, Alírio Manuel Bruno
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6892
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Qualidade da aprendizagem; Aprendizagem da leitura; Psicologia educacional; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 Este estudo, uma experiência de caso único na área das abordagens à aprendizagem, documenta a influência de uma intervenção na abordagem à leitura de uma aluna do ensino secundário, procurando modificá-la para uma abordagem à leitura de “profundidade e organização” de modo a melhorar a sua qualidade de aprendizagem.
O instrumento de intervenção utilizado foi o módulo “Abordagens à Leitura” (capítulo VIII) do “Programa de Apoio à Aprendizagem - Melhorar o Sucesso e a Qualidade da Aprendizagem” (Duarte, no prelo), que compreende actividades de reflexão metacognitiva, de modelagem de diferentes abordagens à leitura e desenvolvimento da auto-regulação. A avaliação dos resultados das abordagens à leitura foi efectuada por questionário e entrevista, a avaliação dos resultados da qualidade da aprendizagem foi realizada por aplicação da taxonomia SOLO (Biggs e Collis, 1982) e a última etapa do estudo, foi concluída com uma entrevista sobre a percepção da experiência de intervenção.
Os resultados obtidos não são conclusivos, verificando-se um desempenho na condição pós-intervenção similar ao desempenho na linha de base, no entanto, o desempenho superior no follow-up sugere que este tipo de intervenção poderá promover a utilização de uma abordagem de profundidade e de organização à leitura, assim como aumentar a qualidade da aprendizagem.
Este estudo foi realizado para uma dissertação do Mestrado Integrado em Psicologia da Educação e da Orientação, na área das Abordagens à Aprendizagem, This study, a single case experience in the area of approaches to learning, documents the influence of an intervention on the approach to reading of a secondary student, trying to modify it in a “deep and organized” approach to reading, in order to improve the quality of her learning. The intervention followed according to the module “Abordagens à Leitura” (chapter VIII) from the “Programa de Apoio à Aprendizagem - Melhorar o Sucesso e a Qualidade da Aprendizagem”, (Duarte, no prelo), that applies metacognitive awareness, modeling of different approaches to reading and the development of its self-regulation. Assessment of approaches to reading was conducted by questionnaire and interview, and the learning quality with the use of the SOLO taxonomy (Biggs e Collis, 1982).
A final interview was conducted about the student´s perception on the experience.
The results are inconclusive: equal performances in the conditions pre-intervention and post-intervention, although, the improved result of the follow-up suggests that this type of intervention can promote the use of deeper and organized approach to reading and increase the quality of learning.
This intervention was made within an integrated master’s thesis in educational psychology, in the area of Approaches to Learning.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Duarte, António Manuel, 1961-