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Educação e mass media na modernidade: Efeitos do ranking escolar em análise

Autor(es): Melo, Benedita Portugal e cv logo 1

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6844

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Reflexividade social; Autoconfrontação; Efeito de agenda setting; Rankings de escolas


Descrição
A propósito da divulgação anual dos rankings de estabelecimentos de ensino secundário, são abordadas, neste capítulo, as relações entre os media e a escola. Partindo, por um lado, dos conceitos de reflexividade social (Giddens), de autoconfrontação (Beck) e das teorias do efeito de agenda setting produzido pelos media, e, por outro lado, dos resultados de uma pesquisa exploratória, procura-se equacionar de que forma os media impressos, ao passarem a publicitar os rankings de escolas, poderão estar a gerar efeitos de autoconfrontação nos docentes do ensino secundário e a potenciar uma reflexividade social acrescida, com eventuais implicações na orientação da sua acção, quer no plano institucional, quer no plano das práticas pedagógicas.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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