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Traçando o perfil dos estudantes adultos para compreender as suas característic...

Autor(es): Badalo, Carlos cv logo 1 ; César, Margarida cv logo 2

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6443

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Ensino recorrente; Práticas pedagógicas; Crítica; Inovação


Descrição
A educação, que nem sempre acompanha as mudanças sociais e políticas, continua a ser apontada como a chave do futuro e um meio para permitir aos indivíduos acompanhar, compreender e participar activamente na vida democrática do país. A nível nacional, a educação de adultos tem sofrido avanços e retrocessos, que contribuíram para colocar Portugal na cauda da Europa em relação às habilitações académicas da população adulta. No domínio da educação de adultos as investigações realizadas são manifestamente insuficientes, raramente escutando as vozes dos estudantes. Este trabalho faz parte do projecto Interacção e Conhecimento, que estudou e promoveu trabalho colaborativo em cenários de educação formal, preocupando-se em dar voz aos estudantes. Seguindo uma abordagem interpretativa, realizámos 4 estudos de caso, sendo dois de estudantes do SEUC e dois do SEMC. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos a observação participante, questionários, entrevistas, conversas informais e recolha documental. Os resultados iluminam estudantes com perfis distintos. Para o regresso à escola há motivações de ordem pessoal e profissional. Os estudantes do SEUC criticam as práticas pedagógicas individualistas, frequentes neste sistema. Os do SEMC lamentam não terem mais trabalhos colaborativos e de grupo. Todos afirmam que os materiais adoptados pelos docentes raramente são os mais indicados e que deveria dar-se primazia à análise de temas/problemas actuais, que preparassem para a vida. Dar voz aos estudantes adultos é uma das formas de contribuir para o seu sucesso académico.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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