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O (novo) programa de matemática do ensino básico e o desenvolvimento do raciocí...

Autor(es): Janela, Maria Alexandra Cordeiro Rolo Mendes Pinheiro, 1969- cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6323

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Didáctica da matemática; Geometria; Raciocínio matemático; Organização curricular; Teses de mestrado - 2012


Descrição
Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O desenvolvimento do raciocínio geométrico dos alunos constitui o foco da presente investigação. Para melhor compreender, aprofundar e concretizar o objecto de investigação, formulei linhas orientadoras, que se relacionam entre si: (i) o modo como as tarefas e a sua exploração ajudam os alunos no desenvolvimento do raciocínio geométrico e na compreensão das propriedades e das relações das figuras geométricas; (ii) o papel do Geogebra como ferramenta de apoio aos processos de raciocínio; e (iii) a influência e contributo da sequência organizada de tarefas do tópico Triângulos e Quadriláteros no desenvolvimento do raciocínio geométrico. O quadro teórico assenta em três eixos principais que orientam a análise dos dados e são tidos em conta nas conclusões do estudo: a) o raciocínio geométrico, com ênfase na sua caracterização e no papel da visualização nesse raciocínio; b) os ambientes de geometria dinâmica, salientando as suas potencialidades e o seu papel enquanto ferramenta de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem da Geometria; e c) o significado matemático, numa perspectiva de aprendizagem, em que se abordam aspectos relacionados com o significado, a compreensão e as representações. A metodologia adoptada segue uma abordagem qualitativa e interpretativa. A recolha de dados foi feita em duas turmas piloto do 7.º ano de escolaridade, no âmbito da experimentação do Programa de Matemática do Ensino Básico (Ministério da Educação, 2007), durante o tópico Triângulos e Quadriláteros, sendo estudadas as duas turmas e, de forma mais aprofundada, duas alunas de cada turma. Os resultados mostraram que a sequência organizada de tarefas e a maneira como foram desenvolvidas em sala de aula, envolvendo a interacção entre os alunos, entre as professoras e os alunos e os momentos de discussão, foram fundamentais para a compreensão dos conceitos geométricos envolvidos. Por outro lado, a utilização dos ambientes de geometria dinâmica possibilitou a interacção dos alunos com desenhos dinâmicos. Este processo contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de visualização e do raciocínio espacial e, consequentemente, do raciocínio geométrico. The development of students’ geometrical reasoning is the focus of this research. To better understand, deepen and materialize the object of research, I have formulated the following interrelated guidelines: (i) how the proposed tasks and their exploration help students in developing geometrical thinking and understanding geometric properties and relationships in geometric figures; (ii) the role of GeoGebra as a tool to support the process of reasoning, and (iii) the influence and contribution of an organized sequence of tasks for the topic Triangles and Quadrilaterals in the development of geometrical reasoning. The theoretical framework is based on three main principles that guide the analysis of data and are taken into account in the conclusions of the study: a) geometrical reasoning, with emphasis on its characteristics and the role of visualization in this reasoning; b) dynamic geometry environments, highlighting its potential and its role as a tool to support the teaching and learning of geometry; and c) mathematical meaning from a learning perspective, which addresses aspects related to meaning, understanding and representations. The methodology follows a qualitative and interpretative approach. Data collection was done in two pilot classes of grade seven, under the experimental curriculum of mathematics for middle school (Ministério da Educação, 2007), in the topic of Triangles and Quadrilaterals, where both the two classes were studied and, in more depth, two students from each class. The results showed that the organized sequence of tasks and the way these were implemented in the classroom, involving interaction between students, between teachers and students and moments of collective discussion, were fundamental to the understanding of the geometry concepts involved. Moreover, the use of dynamic geometry environments enabled students’ interaction with dynamic drawings. This process contributed to the development of students’ visualization skills and spatial reasoning, and therefore of their geometrical reasoning.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Carreira, Susana, 1962-
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